Palavra Pastoral IMeL Saúde 99

8 de Janeiro de 2022

Gostaria de compartilhar com vocês três princípios e três verdades que me ajudam quando começo uma nova etapa, projeto ou desafio na vida. Os primeiros são baseados na passagem e no contexto em que os discípulos pedem a Jesus, “aumenta em nós a fé” (Lucas 17:5). 

Os princípios são: fortalecer a fé cultivando um coração agradecido, como o curado que volta para agradecer a Jesus (17.19). Gratidão e fé andam de mãos dadas. Quem é capaz de reconhecer tudo o de bom que já passou consegue ver com mais sossego e confiança aquilo que ainda virá. Segundo, cuidar e vigiar a minha vida. Jesus disse “tenham cuidado” (17.13). Cuidar e vigiar sempre, e mais ainda quando tudo nos vai bem. Cuidado e humildade serão bom acompanhamento para tudo o que está por vir. Terceiro, perseverar na confiança em um Deus bom e justo. Se um juiz iníquo pode trazer justiça (Lucas 18.1-8) quanto mais não o fará um Deus que é bom e justo. A perseverança muitas vezes é tudo o que nos resta. Sem resposta, sem inclusive sinais de que ela chegará, só nos cabe a obediência simples de seguir no mesmo correto caminho, confiando em um Deus de justiça.

Também sugiro que se apeguem a três verdades fundamentais: primeiro, Deus nos dá a vida e a sustenta. Não só minha vida, mas as tarefas e os projetos terão novo sentido com o sopro de poder daquele que me criou. A necessidade pode até ser um elemento importante de nosso chamado, mas essencial em verdade será o doce propósito sussurrado por esse sopro. Segunda verdade, Deus renova todas as coisas. Até o vale de ossos secos (Ezequiel) nos mostra que nada está tão seco ou estragado que não possa ser restaurado. É preciso recuperar a capacidade de confiar em um Deus que renova com o seu sopro todas as coisas. Por último, lembrar que Jesus nos envia na sua paz e no poder do Espírito. Jesus ressuscitado diz três vezes aos discípulos atemorizados: “paz seja com vocês”.  O medo será natural, moeda corrente, mas o sopro nos conduzirá em paz, no seu poder, no aprendizado do estilo de Jesus para a vida e a missão. Três princípios e três verdades que fundamentam novos projetos. Que sopre sobre nós o bom vento do Senhor!

Ricardo Borges