Palavra Pastoral IMeL Saúde 78

14 de Agosto de 2021

Muitos de nós conhecemos bem o versículo bíblico que diz: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram” (Romanos 12:15). É possível que durante essa pandemia tenhamos praticado bastante a segunda parte, chorando com aqueles que já choraram muito, ou ainda o fazem, sofrendo por muitas e legítimas razões. É bom que o façamos, demonstra que não nos brutalizamos, que ainda somos sensíveis à dor alheia, que estamos juntos nisso. Juntos inclusive com o coração de Deus, que também sofre a nossa dor. E a primeira parte, a da alegria?

Seria recomendável que não nos esqueçamos das alegrias simples da vida, celebrando-as com singeleza, serenidade e gratidão. Pode ser um bom exercício que busquemos sempre identificar bons motivos para agradecer e para celebrar a vida. Em um livro que inspirou J.R.R.Tolkien a escrever “O Hobbit”, chamado “A maravilhosa terra dos Snergs”, as celebrações e os banquetes eram tão importantes que “certa vez deram um banquete porque não era aniversário de ninguém naquele dia”. Que ideia bonita! Celebrar, agradecer, mesmo quando não há um motivo aparente para isso.

Imaginem então o quanto nós como cristãos não deveríamos fazê-lo sem hesitação. Celebrar porque estamos vivos, ou em gratidão por e honra a aqueles que já partiram. Celebrar o único que é digno, fonte da vida, e a quem devemos tudo. As coisas simples da vida passam a ter muito mais valor sob essa perspectiva. Também assim encontramos muito mais facilmente esses pequenos oásis de paz quando pausamos, descansamos, confiamos e celebramos a vida que vem de Deus. Ah, como é bom que nos alegremos com os que se alegram, com gratidão na presença do Criador. 
 

Oração

(...) na oração Tu nos presenteias com o teu Espírito Santo, para que ele nos transforme e nos ilumine.
Eu te agradeço (...) por toda palavra que me ilumina, por todo olhar de amor que me transformou, pelos momentos em que tudo ficou claro para mim e nos quais pude dizer “Sim” para a minha vida, para a minha história, para este mundo em que me colocaste.
Faze-me orar, de tal forma que Tu me preenchas completamente e me transformes, para que tua glória resplandeça em mim e faça brilhar tua imagem em mim.

Anselm Grün

Na alegria que encontramos no Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde