Palavra Pastoral IMeL Saúde 42

19 de Dezembro de 2020

Em nossa comunidade, celebramos nesse domingo o Natal. O tema que escolhemos para esse ano: “Uma notícia simplesmente boa! Do cansaço à esperança”. Assim, reconhecemos que não foi um ano fácil, mas ainda assim abrimos bem os olhos e os ouvidos para receber essa boa notícia que nos traz esperança. Mas seria o Natal de fato uma boa notícia?

Quando lemos as narrativas do evangelho ao redor do nascimento de Cristo, vemos alguns temas que se entrelaçam: a expectativa por um salvador, uma espera de vários séculos, os anúncios (as notícias), a confiança, a espera de que as expectativas se transformem em realidade.

Talvez “espera” seja uma palavra chave. Por muito tempo esperando um Messias. Quando chega, vem como um bebê. Ou seja, para experimentar a paz e a vida anunciadas nessa promessa, ainda teriam que esperar mais. Não gostamos da espera, mas precisamos aprender com ela. 

Celebrar o Natal de Cristo tem a ver com saber esperar, e abrir nossas vidas nesse processo de aguardar, para poder experimentar a beleza do que Deus ainda fará em nós e no mundo. Com uma notícia e esperança boas assim, em Cristo, vale a pena esperar.

Confraternizações de fim de ano

Falando em espera, gostaríamos de recomendar que evitem reuniões com familiares e amigos nesse final de ano. Temos recebido esse alerta de vários profissionais da saúde de nossa comunidade e de outros lugares.

Estamos cansados de estar distantes fisicamente de quem amamos, porém neste Natal e Ano Novo avaliamos que precisamos aumentar a nossa vigilância. A disseminação do vírus tem aumentado de forma acelerada, sobrecarregando os serviços de saúde privada e pública. Sendo assim, o que fazer? Encaminhamos dois materiais de orientação importantes produzidos por equipes do Einstein (abaixo) e da Fiocruz. Leia-os com atenção e avaliem com cuidado o que devem fazer.

Oração

“Senhor, queremos hoje nos unir aos anjos e te adorar, te glorificar porque lembraste de nós, não nos abandonaste, mas nos trouxeste a paz por meio de Jesus. Permita que o Natal seja para nós, mais uma vez, um encontro entre o céu e a terra, que te adoremos e te glorifiquemos de forma que o teu Reino venha até nós e que a tua vontade seja feita aqui na terra como ela é feita nos céus. Amém.” 
Orações do Povo de Cristo – Coletâneas de orações de 20 séculos

Tenhamos todos um abençoado Natal.

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde