Palavra Pastoral IMeL Saúde 103

5 de Fevereiro de 2022

O que aprendemos com Priscila e Áquila? Hospitalidade. Eles convidaram o apóstolo Paulo a permanecer em sua casa quando estava em Corinto; o apoiaram no trabalho 'secular' (fazer tendas) e no 'ministério' (evangelismo e ensino da Palavra de Deus).  Embora pensassem de forma diferente, não há registro de conflito entre eles (Atos 18:19). No livro de Atos e nas cartas de Paulo, não há competição entre eles como casal nem entre eles e as pessoas com quem trabalharam. 

Quando o casal notou que Apolo precisava aprender mais sobre o caminho de Deus, o ouviram atentamente, repararam que Apolo não tinha compreendido bem a mensagem do evangelho e o convidaram a ir a sua casa para ensinar-lhe (Atos 18:24-26). Foi um processo: ouvir atentamente o que o outro dizia, perceber onde havia espaço para crescimento, convidá-lo à sua casa e ensiná-lo nesse processo. 

Priscila e Áquila não apenas o ensinaram, como também o abençoaram quando ele decidiu ir a outro lugar para compartilhar a mensagem do evangelho. Eles ensinaram bem a Apolo, pois "com argumentos sólidos ele refutou os judeus em público, mostrando-lhes, com as Escrituras na mão, que Jesus era o Messias" (Atos 18:28).

É importante acolher o que o outro nos traz, valorizando cada pessoa, suas palavras, seu silêncio, suas ações. Também criar os espaços para revisões, ajustes, apoio e correção mútua. Assim aprendemos e crescemos todos juntos em comunidade.

Ruth Borges