Palavra Pastoral IMeL Saúde 168

13 de Maio de 2023

As perguntas, a comunidade, a Palavra

Nesse domingo, celebramos o Dia das Mães. O que as perguntas que fazemos, que é o tema de nossa mensagem, têm a ver com as mães? Bem, mãe adora fazer perguntas, não é mesmo? Se bem que para saber mais sobre isso das inquisições maternas, terão que ouvir a pregação. As perguntas também são parte da maneira que Jesus usa para nos fazer crescer. Elas costumam estar no caminho para uma vida madura e abençoada.

Lembro-me como uma pergunta que ouvi ainda em minha época de estudante me guiou na busca para discernir minha vocação, o chamado de Deus para que eu o servisse, primeiro no próprio ministério estudantil, e depois nos muitos caminhos por onde o Senhor me levou até hoje. Foi em uma pesquisa que fizemos com colegas na universidade. Um deles escreveu assim: “dizem que Jesus salva, mas salva de quê?”.

Interessante como uma pergunta, ou várias delas, podem nos ajudar a refletir mais, a avaliar, a entender melhor algumas coisas antes mesmo que busquemos compartilhá-las com outros. Afinal, só podemos chegar a compartilhar bem algo se o entendemos bem, se é algo que está enraizado e aprofundado em nossas mentes e corações. As perguntas de Jesus para nós, as questões que outros nos fazem, as perguntas que nós nos fazemos, todas elas podem ser indícios saudáveis que estamos em bom caminho. O Senhor está com a gente nelas todas. Oro para que os questionamentos, quando genuínos e sinceros, nos levem a um encontro pessoal e profundo com o nosso Senhor. Assim, em lugar de buscar a melhor resposta para aquele meu amigo da universidade, podemos lhe dizer: “venha e vamos descobrir juntos as respostas, porque aquele que nos salva é o mesmo que nos fala e nos ensina nesse caminho”. A todas as mães que perguntam ou que recebem muitas perguntas, um feliz e abençoado dia!

Ricardo Borges