Palavra Pastoral IMeL Saúde 79

21 de Agosto de 2021

Vivemos tempos estranhos, em que grandes problemas são esquecidos ou negligenciados, e em que cortinas de fumaça são com frequência levantadas, criando problemas onde eles não existem. É comum nessas falsas polêmicas o uso de linguagem violenta e autoritária, cheia de certezas. Os que somos discípulos de Jesus deveríamos estar mais atentos a isso, rejeitando a violência, discernindo o mal e buscando uma fé corajosa. Mas o que seria essa fé corajosa?

Primeiro, o adjetivo, a coragem. A coragem virtuosa, diz Karen Swallow Prior, “é mais do que ousadia por ousadia. A coragem não é medida pelo risco que implica, mas pelo bem que preserva”. Ou seja, o bem maior, o bem do outro, o interesse do mais vulnerável, é sempre o que colocamos à frente de nosso próprio interesse. Não há bravura virtuosa ao buscar o seu direito sobre o do outro, mas sim quando buscamos um bem comum, um caminho justo para todos. Aí sim há coragem. E quanto à fé?

Recomendamos uma obra maravilhosa, mas não de leitura fácil, que é “O Silêncio”, de Shusaku Endo. Talvez seja difícil porque nos revela que há luta e ambiguidade no caminho da fé. E que ao final, não é uma fé na própria fé, mas uma fé perseverante que resiste não só às pressões externas, mas também à nossa própria arrogância e autossuficiência. Uma fé que consegue crescer justamente quando reconhece sua imperfeição, sua pequenez. Uma fé corajosa, virtuosa, deixará de lado as bravatas vazias e autoconfiantes, e dependerá sempre e cada vez mais, de Deus. Um presente essa fé, que nos é dada generosamente pelo Senhor, e por nós, com humildade, recebida.

Oração

Oremos nessa semana com o salmista Davi:

O Senhor diz:
“Eu o guiarei pelo melhor caminho para sua vida,
lhe darei conselhos e cuidarei de você.
Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento
e precisam de freios e rédeas para ser controlados”.
O perverso tem muitas tristezas,
mas o que confia no Senhor é cercado de amor.
Portanto, alegrem-se no Senhor e exultem,
todos vocês que são justos!
Gritem de alegria,
todos vocês que têm coração íntegro!

Salmo 32:8-11

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde