Palavra Pastoral IMeL Saúde 85

2 de Outubro de 2021

Já pararam para pensar que às vezes, ou com frequência, imaginamos que somos nós a boa notícia que o mundo necessita? Isso acontece quando sempre estamos prontos a julgar de maneira dura a outros, também desejosos de justificar ou racionalizar as nossas próprias falhas. O problema? Crer que nossas boas obras, nosso agir, ou até mesmo nossas intenções apontam o caminho para a redenção. A tragédia: crer que estamos certos e santos aos nossos próprios olhos nos leva à complacência, nos leva para longe de Deus e de sua graça.

A pastora Fleming Rutledge nos recorda que “não nos apoiamos em nossos dons espirituais, nossos hábitos religiosos, nossas orações extemporâneas, nossas doutrinas corretas, nossas interpretações corretas. Só nos apoiamos em uma coisa: a graça e o amor de Deus que nos foi dado livremente na Cruz do Um”. Sim, na cruz do Cristo, no único capaz de fazer por nós aquilo que não podemos nem merecemos, com poder para nos livrar das correntes do pecado, da presunção de que somos suficientes, da morte de nosso autoengano.

No final das contas, é sempre bom reconhecer que não somos nós as boas notícias, mas sim Cristo, sua vida, sua morte, sua ressurreição, sua vitória que nos abre caminho para essa nova vida. Para o migrante sofrido e desesperançado, o que oferecemos? Cristo. Para o desiludido com as ideologias e os líderes desse mundo, para onde apontamos? Cristo. Para os enfermos, os perdidos, os oprimidos, que cura e liberdade oferecemos? Cristo. Quem sabe se quando oferecermos menos de nós mesmos e mais de Cristo ao mundo, nossas esperanças possam se recompor na única direção e fim que importam: Cristo.

Para orar

Deixemos que o Espírito nos ensine a orar e a esperar somente nele.

“Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”

Romanos 8:22-27

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde