Palavra Pastoral IMeL Saúde 209

2 de Março de 2024

Esta semana seguiremos a nossa meditação em João 17, e focaremos nos versículos 14 a 19. O tema afastamento ou conformidade vai nos levar a uma reflexão no foco da igreja.  Em preparação para a meditação nesta passagem, faço uso do tema santidade, conforme citado por John Stott (A igreja uma comunidade singular, ed Ultimato, pag. 100:

“Deus já colocou o seu Espírito Santo dentro de nós, a fim de nos tornar santos.  O Espírito Santo está ativamente trabalhando dentro de nós, subjugando nossa natureza humana caída e egoísta e fazendo com que seu fruto amadureça em nosso caráter.  Já podemos afirmar que ele está nos transformando à imagem de Cristo. Mas nossa natureza caída não foi erradicada pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, de modo que, se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos.  Ainda não vivemos completamente de acordo com a perfeita vontade de Deus, porque ainda não amamos a Deus com todo o nosso ser, nem ao nosso próximo como a nós mesmos.  Como Paulo colocou, ainda não somos perfeitos, mas continuamos em direção a este objetivo, confiantes de que aquele que começou a boa obra em nós, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. 

Sendo assim, estamos presos em uma tensão dolorosa, entre o agora e o ainda não, entre o desanimo por causa das nossas falhas contínuas e a promessa de liberdade final."

Que esta reflexão na santidade possa nos preparar para o nosso período juntos amanhã. 

Daniel Nakano