Palavra Pastoral IMeL Saúde 90

6 de Novembro de 2021

Se alguém lhe disser: “Deus se lembra!”, isso é algo que te traz preocupação ou consolo? Quando essa afirmação de que Deus se lembra aparece na carta aos Hebreus, ela é na verdade um consolo, uma esperança que nos renova. O autor da carta nos recorda que Deus “não se esquecerá de como trabalharam arduamente para ele e lhe demonstraram seu amor ao cuidar do povo santo, como ainda fazem” (Hebreus 6:10). Em resumo, Deus se lembra, ele não esquece, ele recompensa. Mais adiante, a afirmação de que é impossível para Deus mentir, que ele cumprirá o que promete, assim seremos uma fonte de bênçãos para os outros.

Na sequência, nos fala da âncora, uma antiga metáfora: “essa esperança é uma âncora firme e confiável para nossa alma” (6:19). Interessante pensar que apesar de ser muito firme, não a vemos quando ela está cumprindo o seu propósito. Algo firme, mas invisível, abaixo da superfície. Ela proporciona estabilidade para o navio, impede o seu naufrágio. Assim é na vida. A esperança em Cristo nos sustenta, nos estabiliza, é a que permite que no tempo certo continuemos a avançar.

Para que a âncora cumpra o seu papel, precisamos da corrente, do cabo que a prende ao navio. Curioso que muitas vezes imaginamos (erroneamente) que é a nossa força, a nossa fé, o esforço que fazemos que estaria nos segurando e nos estabilizando. Na verdade, é o oposto. Quando a âncora funciona bem, é porque nos deixamos estar conectados e ancorados pelo amor de Deus por nós. É ele quem nos alcança e nos sustenta, sendo que por vezes os elos da corrente são cada pessoa na comunidade que Deus usa para abençoar as demais. Quando não vemos a âncora ou quando estamos inseguros, é bom recordar que a esperança cristã é uma esperança contra toda esperança. Não atua pelo que se vê, não funciona porque supostamente consigamos controlar todas as variáveis. Ela atua em nós porque o Senhor assim falou, ele prometeu, porque nele podemos confiar, e assim completará o seu propósito em nós e através de nós. Que bom que Deus se lembra!

Uma oração

“Eu não sou mais meu, mas teu.
Coloca-me onde tu quiseres,
No lugar que tu quiseres;
para trabalhar ou para sofrer,
exaltar-me ou humilhar-me;
usa-me ou põe-me de lado,
deixe-me estar cheio,
deixe-me estar vazio,
deixe-me ter todas as coisas,
não me deixe ter nada:
Rendo tudo livremente e de todo o coração
para seu prazer e disposição.
E agora, glorioso e abençoado Deus,
Pai, Filho e Espírito Santo,
tu és meu e eu sou teu. Que assim seja.
E que este pacto agora feito na terra, seja ratificado no céu".

Oração de Aliança – Igreja Metodista

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde