Palavra Pastoral IMeL Saúde 21

25 de Julho de 2020

Vocês sabem que um de nós, entre os pastores, é maratonista. Se alguém ainda tem dúvidas quem é, uma dica, não é o Kodo, nem aquele que já foi missionário no Uruguai. Pois bem, Ziel sempre nos anima com o exemplo da maratona a que nos preparemos bem antes de um grande desafio. Mas quem entre nós previu que teríamos um desafio tão longo pela frente como essa pandemia?

Assim, se não conseguimos nos preparar bem antes que ela viesse, fortalecendo cada um o seu “eu interior”, seja no cultivo de uma relação profunda com Deus, seja no crescimento dos laços com família, amigos e no corpo de Cristo, precisamos investir nesse preparo e cuidado no meio do caminho, com o carro andando, com a maratona já acontecendo.

Não é fácil, e por isso a cada dia temos escutado mais sobre isso das pessoas estarem cansadas, emocionalmente exaustas, e algumas sofrendo as consequências desse desgaste em sua própria vida ou nas relações com os demais.

Sugerimos: pare, ouça o seu corpo, o seu cansaço, cuide as expectativas (suas ou dos demais), peça ajuda sendo honesto com Deus e com aqueles ao seu redor a quem pedir ajuda,  retome um centro de descanso e reorientação da sua vida nos braços amorosos de um Pai que sim tem bom propósitos para nós. Mesmo em meio a uma pandemia, mesmo em meio a uma longa maratona, onde ainda não vemos a linha de chegada. O Senhor é quem nos ajudará a terminar bem essa corrida.

Pílulas missionárias

Compartilhamento da Anna e Steve Griffiths:

“Chegamos de volta ao Brasil na segunda-feira, 6 de julho. Os pais de Anna estavam bem e sua irmã foi capaz de cuidar deles. Estamos muito felizes por estar de volta em nossa casa em Vila Mariana! Nossos padrões de trabalho virtual continuarão, mas estaremos melhor posicionados para nos conectar com colegas brasileiros. Somos tão gratos a Deus que nossa filha Aimée pôde vir conosco ao Brasil por um pouco de seu verão, antes de seu treinamento médico recomeçar em meados de agosto.
Orem por Samuel e Maysa Barbosa, de Brasília, a caminho do Camboja com a OMF a longo prazo, que esperavam estar no Curso de Orientação em Cingapura em maio, mas que agora estão participando no Curso Virtual a partir do final de julho. Eles estão solicitando um novo passaporte para seu filho Léo, precisam remarcar seus bilhetes, estão aguardando documentos do Camboja e precisam fazer seu pedido de visto para a Embaixada do Camboja em Washington DC (por meio de um contato nos EUA). Parece uma montanha de coisas a serem enfrentadas. Que possamos encorajá-los, ajudar onde pudermos e continuar confiando no Senhor para levar essa família ao Camboja em Seu tempo.”

Uma oração

Seguimos orando com o profeta Jeremias, que nos ensina a lamentar e a orar. Também a fazer perguntas importantes.

“Por que os perversos são tão prósperos?
Por que os desonestos vivem em paz?
(...)
Até quando esta terra ficará de luto?”

Jeremias 12:1b,4a (NVT)

Até quando, Senhor? Já estamos cansados. 
Vem pronto.
Alivia essa dor, esse sofrimento.
Por tua compaixão, pelo teu amor.

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde