Palavra Pastoral IMeL Saúde 181

12 de Agosto de 2023

No domingo passado tivemos o privilégio de receber a palavra através do Dr. Joshua Bogunjoko, diretor da SIM Internacional, uma agência missionária que atua em mais de 70 países e trabalha com cerca de 4000 missionários. 

 Após o culto, compartilhando em um grupo pequeno ele relatou um pouco a história da SIM, que iniciou em 1893, com 3 jovens, dois canadenses, Walter Gowans e Roland Bingham, e o americano Thomas Kent que sentiram o chamado para levar o evangelho para o interior da África.  Os jovens tinham a idade entre 21 e 25 anos e ao chegarem na África na região onde hoje é a Nigeria, Walter e Thomas (os mais velhos) vieram a falecer e o jovem Roland ficou doente e teve que retornar ao Canada.  Após melhorar da doença, Roland recrutou outros e retornou para a África, mas contraiu malária e sem poder estabelecer uma base lá, foi levado de volta para o Canadá, sendo que alguns doutores disseram que ele não tem mais saúde para retornar para a África.  Sem poder retornar para a África, ele recrutou um terceiro grupo que finalmente restabeleceu uma base, a 800 km da costa, em Patigi, Nigeria em 1902. Assim o trabalho da SIM de levar o evangelho para África se iniciou. 

 Esta missão que tem mais de 125 anos iniciou através da convicção e chamado de três jovens, e pela perseverança de um jovem de 21 anos que abraçou o desafio de levar o evangelho para o interior da África.  O evangelho chegou na aldeia do Dr. Bogunjoko através do ministério da SIM, e ele, quando jovem aceitou a Cristo como Salvador pessoal, foi guiado pelo Espírito Santo para estudar medicina e, ao estar concluindo os seus estudos, recebeu o chamado para missões em tempo integral através da medicina. 

Este Deus que desafiou o Roland Bingham no início do século XX, é o mesmo Deus que atuou na vida do Dr. Bogunjoko nos anos 70 e 80, e é o mesmo Deus que atua nos dias de hoje.  

Neste domingo ao meditar na terceira parte do capítulo 13 de João, vamos pensar juntos como este Deus quer nos usar para “provar ao mundo que somos discípulos de Cristo” (Joao 13:35). Este versículo está dentro do contexto de amar uns aos outros, que, no plural, nos lembra que Deus nos amou e deu o mandamento para amar uns aos outros em comunidade.  

 Daniel Nakano