Palavra Pastoral IMeL Saúde 179

30 de Julho de 2023

Neste domingo daremos seguimento ao estudo de João capítulo 13. D.A. Carson se referindo a este capítulo menciona que: “Alguns dos sinais que aparecem na primeira metade do quarto evangelho são imediatamente seguidos por extensos discursos que “revelam” o significado do sinal.

Aqui a ordem é inversa: um dos propósitos que se coloca imediatamente diante de nós, nos capítulos referentes a última ceia, o discurso de despedida e a oração final de Jesus (João 13-17) é “revelar”, antes do evento, o significado da partida de Jesus, sua morte e sepultamento, ressurreição e exaltação e a consequente vinda do Espírito Santo.”

Neste capítulo 13, Jesus está participando da ceia com os discípulos, e devido a aproximação dos últimos acontecimentos da Sua vida que culminaria na morte e ressurreição, ele está adiantando para os discípulos o que estava para acontecer. 

Como vimos no primeiro estudo da serie, Jesus surpreende a todos, ao tomar a iniciativa de lavar os pés dos discípulos. Nesta segunda parte que meditaremos neste domingo, Jesus revela aquele que iria traí-lo.  Mas nem todos os discípulos estão “sintonizados” entendendo o que está acontecendo.

Fazendo uma analogia, o Hemisfério Norte está vivendo atualmente dias de calor sem precedentes.  Diante disso, se recomenda que a população se hidrate bastante, controlem a exposição ao sol, etc.  Em regiões como a do mediterrâneo, devido ao risco de incêndio em certas áreas, os habitantes devem evacuar suas casas.  Mas nem todos entendem o sinal de alerta a acabam sofrendo consequências danosas. 

Jesus está advertindo aos discípulos o que está para acontecer nos próximos dias, mas eles estão meio perdidos e não entendem o sinal de alerta.

Que a nossa atitude não seja igual a dos discípulos de não entender o sinal de que Deus está nos dando.  Que a nossa vida de oração, meditação na palavra e vida comunitária seja tal que possamos entender o que Deus está revelando nos dias de hoje, tanto individualmente como em comunidade.

Daniel Nakano