Palavra Pastoral IMeL Saúde 71

10 de Julho de 2021

Sempre vale a pena perguntar-nos uma e outra vez onde colocamos a nossa esperança. No livro do profeta Jeremias, um dos livros da Bíblia que temos estudado em nossa comunidade, aparece um alerta importante: “Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do Senhor” (Jeremias 17:5). Parece algo bem forte isso de que o Senhor amaldiçoa quem coloca sua confiança no lugar errado. Deus, em sua eterna e infinita sabedoria, deve ter suas razões para isso.

Em cada época, povo e nação, não deveria nos surpreender que a maldade humana e a injustiça se manifestem. Não é privilégio de nenhum povo em particular, nem de alguma geração específica. Por isso não convém falar mal do Brasil ou dos brasileiros em geral. Pecado e estultícia não se encontram apenas entre nós. Nem seria sábio dizer que outras épocas seriam melhores. Sabem aquilo de “ah, no meu tempo...”? Pois é, nenhuma época e nenhum lugar estão livres da natureza humana corrupta e de sua rebeldia diante de Deus.

Por isso os alertas constantes das Escrituras para o arrependimento, para que abandonemos nossas idolatrias, para que deixemos para trás nossa teimosia obstinada. Somos pouco inteligentes e nada sábios quando acreditamos nas promessas feitas por homens exatamente para nos iludir. Vale sempre vigiar, cobrar e demandar a justiça em nossa nação, porque o Senhor se importa com o que é justo, correto, com o bem de todos, e em especial dos mais vulneráveis. Disso estamos certos: o Senhor fará pesar sua mão não só sobre os que fazem o mal, mas também sobre aqueles que colocam sua esperança no lugar errado. Que ele não nos encontre defendendo o indefensável, nem amando algo ou alguém mais do que ao próprio Senhor. Bênção queremos, não maldição, e a encontraremos na presença do Senhor, só nele e em nada mais.

Para meditar

”Não buscamos todos, em algum momento, um lugar de paz longe da correria do mundo apenas para descobrir que a perturbação, a correria, o medo, estão dentro de nós? (...)
Reconheça o medo – sim, que o meu medo está repetindo seu ciclo. Deixe-o ir. Atravesse-o, não se deixe puxar para baixo, mas respire o ar do amor de Deus por você.”

Richard Carter

Fiquem todos na paz de Deus,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde