Palavra Pastoral IMeL Saúde 65

29 de Maio de 2021

Você se considera prudente? Dizem que prudência é a sabedoria colocada em prática, ou seja, não apenas algo que você sabe mas aquilo que você aplica de maneira prática em sua vida. Os antigos chamavam a sabedoria mais abstrata, essa das ideias, de “sophia”, e a sabedoria concreta, a das ações na vida diária, de “prudentia”.  Os prudentes consideram cada ação com cuidado, são precavidos, pesam as possíveis consequências e agem à luz disso.

Durante a pandemia cremos que a atitude principal da igreja tem sido uma de prudência. Ao pesar os fatores, ela tem sido cautelosa, preferindo os riscos de um possível excesso aos perigos de algum descuido. Com isso, ela aponta para um fim maior, um bem comum, defender e cuidar a vida. Nesses tempos estranhos, às vezes ouvimos que agimos baseados no medo. Oras, e desde quando afirmar e valorizar a vida passou a ser considerado algo de gente débil e temerosa?

Cristo já venceu a morte, ela não o reteve sob seu domínio (Atos 2:24). Com isso, nosso Deus nos anima a não temer a morte, a confiar no Senhor que reina e cumprirá os seus propósitos na história. Enquanto isso ele nos chama a que sejamos sábios não apenas na teoria mas na contínua aplicação de medidas simples e concretas para evitar que um mal se espalhe e para que saiamos logo dessa situação. Hoje, somos agradecidos por uma igreja que, com sacrifício e perseverança, não teme declarar que é prudente sim. Confiança e prudência caminham de mãos dadas, na esperança de dias melhores para todos.

Uma oração

Nessa semana, orem buscando descansar e confiar mais em Deus:

Ó amor, Tu és o meu querido brilho do anoitecer.
Quando o brilho do anoitecer cair sobre mim,
então, deixa-me adormecer suavemente e encontrar
aquela paz, que está preparada para os teus queridos.
Cobre, então, a minha pobreza com a tua infinita
bondade e esconde os pontos fracos da minha
pobre, insuficiente vida, para que a minha alma seja
confortada, protegida em teu glorioso amor.
Assim, pois, ó Amado, entrego-te a minha vida 
e minha alma.
Deixa-me descansar em paz, em ti!

Gertudes de Helfta

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde