Palavra Pastoral IMeL Saúde 192

29 de Outubro de 2023

Orando em meio ao caos

Seguimos nesta pastoral refletindo sobre como orar no meio do caos. Somos o povo escolhido, um reino de sacerdotes (1Pedro 2.9), um povo que apresenta diante do Senhor a situação do mundo e revelamos, ao mundo, o caráter santo de nosso Deus. A sociedade tem na pressão social, pública, sua expectativa de mudança da história. Nós, sem desconsiderar a responsabilidade de nossa cidadania, sabemos que podemos apresentar a Deus, nossas orações àquele que tem o seu trono no centro do universo, no centro da história.

Jesus nos ensinou a orar dizendo: 
Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.  Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.   Mateus 6:9-13 

Na semana passada destacamos algo importante nesta oração, relacionado aos pronomes que ela nos apresenta. Na oração do Pai Nosso o Senhor Jesus nos ensina que os pronomes relacionados a ele servem de marco de referência, dentro do qual devemos incluir os pronomes relacionados as nossas necessidades e desejos. Devemos começar a orar da seguinte maneira:

  a)Santificado seja o teu nome
 
  b)Venha o teu Reino

  c)Seja feita a tua vontade


Antes do nosso e nossas, ele nos orienta a orar preocupado com o: teu; teu; tua. Esta forma de organizar o fluxo da oração coloca nossa oração na perspectiva correta. Hoje quero ressaltar outro aspecto que tem uma expressão gramatical e que desperta nossa atenção. Tem a ver com o modo verbal. Os verbos estão no Modo Imperativo, contudo, não é desta forma que falamos com alguém superior a nós. Acaso nós damos ordens a Deus? Preste atenção nos verbos: santificado; venha; seja feito; dá-nos; perdoa; livra-nos. Será que, como seres humanos, estamos colocando a Deus “contra a parede?” O modo verbal nos causa certas inquietações, mas é Jesus quem nos ensina a orar desta maneira. Como, então, podemos entender o uso deste modo verbal? 

Os verbos estão na voz passiva (santificado; venha; seja feito). Esta voz passiva indica um tom reverente. Temos imperativo em voz passiva! Usamos a voz passiva não apenas por reverência, ela também indica que oramos assim porque, somente Deus pode fazer o que estamos pedindo que ele faça. Somente Deus pode:

a) Santificar o seu nome
b) Trazer o seu Reino
c) Realizar plenamente sua vontade

Ou seja, estamos pedindo a Deus que faça algo que só ele mesmo pode fazer. Nós estamos envolvidos no processo, mas conscientes de que só o Senhor pode realizar cada uma destas coisas, pelas quais estamos orando. Assim temos a segurança de que oramos para aquele que tem o poder de fazer valer a sua vontade entre nós. Que segurança poder orar assim! O uso do imperativo passivo revela nossa profunda reverência e total confiança no Senhor. Assim, nos unamos em oração por este mundo em caos, e sejamos a manifestação do caráter santo de Deus em meio  a esta história conturbada.

Quero lembrar, a todos vocês, que temos uma reunião especial de oração, por meio do Zoom, que acontece sempre na última quarta-feira de cada mês (das 20h às 21h), quando oramos por pessoas de nossa igreja, pelo trabalho missionário, por toda a igreja Jesus, e pelo mundo. Seria uma grande alegria termos a participação de toda igreja nestas reuniões. Lemos que na igreja primitiva “todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração” (Atos 2.42). Temos aqui um desafio para toda nossa igreja, crescermos juntos na prática regular de oração, ter o nosso coração sintonizado com o coração de Deus. 

Que o Senhor ouça nossas súplicas!

Um forte abraço

 Ziel Machado