Palavra Pastoral IMeL Saúde 188

30 de Setembro de 2023

A violência e a injustiça terão um fim

Neste domingo, vamos refletir no livro de Obadias, que nos traz mensagem de esperança por nos lembrar que a violência e a injustiça terão um fim. A mensagem de Obadias nos lembra que Deus não está ausente, Ele é o Senhor de toda a terra.

Ao ler a mensagem do profeta Obadias, é importante ter em mente que a Bíblia nos lembra que Deus não tem favoritos. "O SENHOR Deus diz: —Povo de Israel, eu amo o povo da Etiópia tanto quanto amo vocês. Assim como eu trouxe vocês do Egito, eu também trouxe os filisteus da ilha de Creta e os arameus da terra de Quir. Estou olhando para Israel, este país de pecadores, e vou fazê-lo desaparecer da terra; mas não acabarei com todos os israelitas. Sou eu, o Senhor, quem está falando" (Amós 9:7-8).

Um pouco do contexto do livro: "Obadias, o quarto dos profetas menores, é o livro mais curto do Antigo Testamento, consistindo em um capítulo de vinte e um versículos. O pequeno livro é dividido em duas seções principais. A primeira é particular e específica, consiste em oráculos dirigidos contra Edom. A segunda é mais geral, com oráculos referentes a Israel e às nações.

Obadias apresenta uma mensagem de esperança para o povo de Deus. Isso é feito em dois estágios diferentes, que correspondem às duas principais divisões da profecia. Em primeiro lugar, Judá pode ter certeza da justiça de Deus, pois Edom, uma nação que participou de sua própria humilhação, seja como observadora ou como participante (v. 11-14), seria ela mesma humilhada (v. 2-10, 15b). Esse julgamento se deve não apenas ao orgulho de Edom, mas também à sua arrogância. Ela se considerava relativamente superior e inatacável pelas nações vizinhas (v. 2-4), mas se esqueceu da transcendência absoluta do Deus de Israel. Em segundo lugar, isso pode ser visto em uma escala mais ampla, em que todas as nações serão julgadas e Judá receberá de volta tudo o que foi tomado (v. 15a, 16-21). Deus não abandonou seu povo, como se poderia temer quando eles foram derrotados. Ele continuará a apoiá-los porque é o Deus da aliança, Yahweh, que os encontrou no Sinai.

Yahweh não apenas está disposto a ajudar seu povo, mas também é capaz de fazê-lo, pois é o Senhor soberano (v.1) e rei das nações, e não apenas de Israel (v.21). Sua soberania também é demonstrada por sua intervenção direta na história." 
(David Baker, In: Obadiah, Jonah and Micah. An Introduction and Commentary, pp. 24-26)

Ruth Borges