Palavra Pastoral IMeL Saúde 45

9 de Janeiro de 2021

Quem achou que 2020 foi um ano surpreendente deve ter se assustado com a primeira semana de 2021. Uma montanha-russa de notícias assustadoras, misturadas com algumas que podem nos dar esperanças. A vacina parece estar aí adiante. Ao mesmo tempo, parece que pode demorar para que ela chegue a todos. O que precisamos para iniciar esse ano além da humildade que já recomendamos na pastoral passada?

Perseverança pode ser uma palavra chave. Não adianta ver a terra firme ali adiante e deixar de remar ou de apontar o barco na direção certa. Assim, sigamos nos cuidando. A melhor atitude sempre será a de considerar que eu posso ter o vírus e que há o risco de passá-lo a alguém. Assim, quando me cuido, não o faço por uma preocupação comigo mesmo, por legítima que seja. Se fosse assim, alguém poderia dizer “é o meu risco e eu corro o risco se eu quiser”. Sabemos que atitudes assim afetam a todos e não apenas o indivíduo. A perseverança no cuidado pessoal visa o bem da comunidade.

As vacinas e o tempo que levarão para chegar a todos nos levam a refletir sobre a espera, filas e privilégios. Em nossa cultura, parece que ninguém gosta de fila, mas todos (ou quase todos) gostam de privilégios. Seria bom pensar se nossa fé nos ajuda a ter uma atitude diferente. Assim, cobrar as autoridades para que tenham um plano responsável, eficiente e justo, somando a que cada um de nós faça a sua parte. Claro, não deixando de ser vacinados.

Ninguém sai sozinho de uma pandemia. Ou saímos juntos todos dessa situação, ou ainda ficaremos patinando nela por um bom tempo. Que nossa fé modele nossas atitudes, individuais e comunitárias, esperando que aprendizados importantes nos levem a um futuro melhor para todos.
 

Oração

Nessa semana, em seu momento diário de leitura da Palavra e de oração, recomendamos que apliquem esses breves princípios para a oração do coração formulados por Henri Nouwen:

“A prece do coração é sustentada por orações breves e simples.
A prece do coração é incessante.
A prece do coração a tudo inclui.”

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde