Palavra Pastoral IMeL Saúde 52

27 de Fevereiro de 2021

Muita gente tem se perguntado o que significa ser igreja em tempos quando não podemos, ou ao menos não devemos, nos reunir fisicamente. O que seria a igreja então? Como continuar sendo parte efetiva dessa expressão do corpo de Cristo que é a igreja local? O que devo valorizar mais, ou prestar atenção para não perder o que é essencial? Aqui sugerimos o crescimento, a adoração, o serviço.

Vale a pena examinar se você tem conseguido crescer em sua fé nesse período. Uma vez que a fé cristã é essencialmente comunitária, de que maneiras você tem aproveitado e se beneficiado das experiências virtuais de conexão uns com os outros? Se o virtual não funciona tão bem para você, se a tecnologia mais atrapalha do que te ajuda, experimente o bom e velho telefone. Quer ser ainda mais radical? Uma carta? O que não pode, nem é saudável, seria isolar-se da experiência de compartilhar uma jornada de fé com outros. A fé cristã nunca é vivida sozinha, sozinho, mas em comunidade.

Segundo, a adoração. Na adoração comunitária buscamos nos enfocar em Deus e em sua justiça, celebrando a vida que encontramos no Senhor, e assim somos alimentados e nutridos nessa obediência. Sim, obediência pois ela tem a mesma raiz da adoração. Assim, com a nossa vida, com o que somos, cremos, falamos e fazemos, adoramos. Quando nos conectamos com outros, mesmo online, o fazemos apenas para entregar diante de Deus a nossa vida em adoração. Juntos, e de alguma maneira conectados, sempre adoramos melhor ao Senhor.

Terceiro, o serviço. Deus nos deu dons, capacidades, a nossa própria vida. Também nos convida a cooperar com ele em sua obra no mundo. Assim, com tudo o que recebemos do Senhor, servimos, abençoamos uns aos outros, consolamos, edificamos, corrigimos, somos solidários. Ao fazer isso, crescemos juntos aperfeiçoando o que primeiro recebemos do Senhor. Sozinhos, muito difícil. Juntos, (re)aprendendo a ser igreja!

Oração

Nós lhe convidamos nessa semana a orar com a sabedoria que encontramos no livro de Provérbios:

”Confie no Senhor de todo o coração;
não dependa de seu próprio entendimento.
Busque a vontade dele em tudo que fizer,
e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.”

Provérbios 3:5-6

Já experimentaram ler e meditar em todo o livro de Provérbios em um mês? Em um mês com 31 dias, leia e medite em um capítulo por dia. Uma linda jornada.

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde