Palavra Pastoral IMeL Saúde 8

23 de Abril de 2020

Uma experiência comum nesses dias é que andamos mais confinados e mais conectados nas redes ou em chamadas virtuais. Se por um lado somos gratos pela tecnologia, por outro precisamos estar atentos às tensões geradas pelo estresse e por nossas vulnerabilidades mais expostas.

Conhecemos as palavras usadas por Liev Tólstoi para abrir sua grande obra, “Anna Kariênina”: 

“Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.”

O que também sabemos é que disfunções familiares, pequenas ou grandes, podem se agravar em períodos de estresse, aumentando o risco para casos de abuso, seja dentro do lar ou através dos meios virtuais, em meio ao tédio e à maior exposição nas conexões em tempos de distanciamento social. Em especial as crianças podem estar mais vulneráveis nesse momento, e toda a atenção é necessária.

Compartilhamos abaixo um documento sobre como navegar com segurança, em especial pensando na proteção das crianças e adolescentes. Mas reconhecemos que é um tema que pode nos afetar a todos nós. Assim, gostaríamos de sugerir algumas pautas simples:

1. Reconhecendo que para cada idade as estratégias serão diferentes, animamos a que estejamos todos mais atentos aos sinais de que algo pouco saudável possa estar acontecendo, conosco mesmos ou com outros na família.
2. Se a sua preocupação é com crianças, adolescentes (ou adultos) de outras famílias de seu círculo de relacionamentos, busque agir com pequenos gestos de apoio, mesmo que seja apenas com perguntas e escuta empática, em uma expressão de que distanciamento social não significa distanciamento emocional.
3. Quando houver alguma preocupação específica com alguém (ou consigo mesmo) ou ainda com alguma situação observada, que não tenhamos medo de buscar ajuda.

É hora de nos cuidarmos, em nossa saúde física, emocional e espiritual. Juntos sairemos mais fortalecidos dessa crise.

Anexo: Navegar com segurança

Pílulas bíblicas

Em meio às ameaças que pairavam sobre o povo na época do profeta Isaías, ele trouxe algumas exortações importantes para que suas ações fossem condizentes com a sua fé, para deixar o mal, para buscar a justiça e para cuidar dos mais vulneráveis. Lições importantes que se aplicam a nós em tempos de pandemia. Leia e medite:

"Lavem-se e limpem-se!
Removam seus pecados de minha vista
e parem de fazer o mal.
Aprendam a fazer o bem
e busquem a justiça.
Ajudem os oprimidos,
defendam a causa dos órfãos,
lutem pelos direitos das viúvas."

Isaías 1:16-17

“O orgulho humano será rebaixado,
A arrogância humana será humilhada. (...)
Não ponham sua confiança em simples mortais;
são frágeis como um sopro.
Que valor eles têm?”

Isaías 2:11a,22

Pílulas missionárias

Noticias do Steve e da Anna Griffiths:

“Faz 5 semanas estamos em Oakham (2hrs de trem de Londres), cuidando dos pais idosos da Anna. Pela graça de Deus eles estão bem e a irmã que normalmente cuida deles e esteve adoentada já melhorou bastante. A mãe do Steve também está bem. Desejamos retornar a São Paulo mas agora temos que aguardar devido ao COVID-19.
Alguns pedidos de oração:
1. Por nossos filhos Joshua e Aimee e nossa nora Rachel como médicos e assistente social pois estão na linha de frente. Que possam estar levando luz neste momento de necessidade.
2. Continuidade do nosso ministério entre brasileiros pois estamos atuando remotamente.
3. Pelo acompanhamento daqueles que demonstraram interesse no Leste Asiático e pelo trabalho da OMF na conferência de jovens no Chile, em fevereiro deste ano.
4. Pelo sustento dos brasileiros que estão no campo missionário considerando que o Real desvalorizou 25% em relação ao dólar americano. 
Enquanto as pessoas lutam sob o terrível flagelo do vírus em forma de coroa (corona), orem conosco para que muitos encontrem nova vida e esperança neste momento através do rei que usava uma coroa de espinhos.”
 

Uma oração

“Tranca-me na tua vontade, meu Deus, aprisiona-me no teu amor e na tua sabedoria, atrai-me para ti. Nunca farei nada quando a razão mais imperiosa para fazê-lo for apenas minha própria satisfação. Eu quero tua vontade e o teu amor. Eu me entrego a ti. Confio em ti. Eu quero estar perto de ti, sejam quais forem minhas trevas e meus medos. Ensina-me a fazer todas as coisas no teu próprio ritmo e estilo.”
Thomas Merton

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde