Palavra Pastoral IMeL Saúde 27

5 de Setembro de 2020

Será difícil vencer outra pandemia, a da desinformação. Parece que alguns grupos a utilizam inclusive como estratégia. Quanto maior a confusão, ou com as cortinas de fumaça levantadas, mais facilmente seguem com suas agendas ocultas e seus interesses mesquinhos.

Triste mesmo é quando nós os cristãos, contribuímos com essa desinformação. Fazemos isso ao passar adiante algo sem checar, quando levantamos uma suspeita caluniosa contra algo ou alguém, ou ainda prejudicando a busca do bem comum, como em críticas recentes às vacinas.

Como evitar? Na dúvida, não repasse. Alguns dizem: “estou passando pra saber se é verdade mesmo”. O problema é que assim já está disseminando a mentira. Sim, é melhor chamá-las pelo que são, mentiras, em lugar de usar a expressão “fake news”.

Lembre-se: somos mais suscetíveis a acreditar em algo, mesmo sendo mentira, quando ela se aproxima de minhas preferências pessoais. Assim, desconfie ainda mais se for uma notícia que você gostou. Porque suas defesas ou juízo crítico podem estar diminuídos.

“Ah, mas qual é o problema? Deve ser verdade isso aí.” O problema é que mentiras enganam, iludem, confundem, destroem. Nós, os cristãos, amamos a verdade e a justiça, e assim cuidaremos para não cair nas armadilhas do que é falso e enganoso. Podemos contar com sua ajuda?

Culto ao vivo

Amanhã às 10:30h teremos nosso culto ao vivo através desse link: https://youtu.be/fjhf8Uth8Co. Também ficarão gravados para quem não puder se conectar a essa hora. Animamos a que todos se conectem.

Logo após o culto, abriremos uma sala no Zoom para uma breve conversa, um tempo de “perguntas & respostas” com os pastores sobre a vida da igreja, o que fizemos até agora, a transição para os cultos ao vivo e os próximos passos. Durante o culto vocês receberão o link para esse bate-papo. Você pode enviar sua pergunta através desse link: https://imelsaude.org.br/perguntas.

Pílulas missionárias

Missionários somos todos, em diferentes lugares e áreas de atuação. Nessa semana ouvimos a Debora Blair:

“Eu trabalho na ONG Compassiva coordenando o Programa LAR (Levando Ajuda ao Refugiado), onde atendemos refugiados. O trabalho é árduo e desafiador, mas gratificante e animador. Como diz nosso pastor Ziel, ‘o refúgio é uma das feridas abertas da humanidade’. Estamos lutando para minimizar as dores que o deslocamento forçado causa a essas pessoas. Atendemos diversas nacionalidades, majoritariamente árabes e venezuelanos.

Com a grave crise sanitária e econômica causada pela pandemia, as famílias que assistimos foram atingidas direta e imediatamente. A grande maioria é de trabalhadores informais; logo, perderam seus empregos e rendas. Nossas ações têm sido de socorro emergencial: auxílio financeiro com o pagamento de aluguel e contas, cestas básicas, kits higiene, medicamentos e marcação de consultas médicas, além de assistência para que todos conseguissem se cadastrar no Auxílio Emergencial do governo. Quanto ao curso de português, prosseguimos com a graça de Deus dando aulas online. 

Orem agradecendo ao Pai por tudo que Ele tem nos permitido fazer até aqui, e para que continuemos tendo forças, estratégias e recursos para continuarmos.”

Oração

Hoje o convite é para que oremos em confissão, com a ajuda do profeta Isaías:

“Que aflição espera os que chamam
o mal de bem e o bem de mal,
a escuridão de luz e a luz de escuridão,
o amargo de doce e o doce de amargo!
Que aflição espera os que são sábios aos próprios olhos
e pensam ter entendimento!”

Isaías 5:20-21

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde