Palavra Pastoral IMeL Saúde 46

16 de Janeiro de 2021

Em dias como esses, talvez ainda mais do que as más notícias, o que nos surpreende é ver pessoas seguindo ideias distorcidas ou mesmo mentirosas com afinco, com uma devoção quase religiosa. O que fazer?

Amós Oz nos diz que “quase nunca se consegue derrotar uma ideia, ainda que distorcida, usando apenas uma grande marreta. É necessário ter uma resposta; uma ideia contrária, uma crença mais atraente, uma promessa mais convincente.”

Para nós que cremos em Deus e em sua Palavra, essa resposta, essa outra ideia e promessa precisa claramente estar embasada e moldada pelo evangelho. Isso significa colocar a esperança no lugar certo, e também modela a nossa atitude para com os demais, especialmente para com familiares e pessoas queridas.

Em lugar de menosprezar, ouvir com atenção e respeito. Em lugar de atacar as ideias falsas (pois muitas vezes a pessoa sente como um ataque pessoal), explicar pacientemente, apresentar outras perspectivas, falar de maneira que seja entendível. Se não funciona, pelo menos levantar perguntas, porque as dúvidas semeadas também ajudam para enfrentar as falsas certezas. Ou orar em silêncio quando todas as portas parecem se fechar.

Por último recomendamos também rir de você mesmo, porque levar-se tão a sério pode fazer com que você se feche e não ouça mais os demais, ou não aprenda e assim deixe de crescer. Fanatismos não são bem enfrentados com outros fanatismos. No final das contas, não está em mim a razão, mas no Deus a quem sigo e sirvo. Na sua Palavra há sim vida atraente e convincente.

Oração

Convidamos a que orem com a Palavra uma oração de justiça, confiados não em si mesmos, mas no Deus de toda a justiça:

“Como ousam esmagar meu povo
e esfregar o rosto dos pobres no pó?”.
Quem exige uma resposta é o Soberano Senhor dos Exércitos. (...)
Que aflição espera os que chamam
o mal de bem e o bem de mal,
a escuridão de luz e a luz de escuridão,
o amargo de doce e o doce de amargo!
Que aflição espera os que são sábios aos próprios olhos
e pensam ter entendimento!”

Isaías 3:15; 5:20-21

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde