Palavra Pastoral IMeL Saúde 77

7 de Agosto de 2021

Em conversas com amigos que temos no exterior, com frequência ouvimos a pergunta sobre como temos lidado com a pandemia aqui no Brasil. Costumamos dizer que tentamos ser otimistas, dizendo que com a vacinação avançando, os números têm melhorado por aqui. Ainda assim, uma vez que os números altos revelam que essa tragédia já tenha afetado a tantas famílias em nosso país, ainda ouvimos perguntas assim: “mas como vocês lidam com tanto luto e com tanta dor?”. É possível que, muito além de um ingênuo otimismo, precisemos então nos firmar na esperança.

Uma perspectiva que ouvimos sobre isso nesses dias é a seguinte. O otimismo busca ver um lado bom das coisas, garimpa as notícias melhores, para ver se encontra nisso algum alento. Já a esperança é diferente. Ela não busca simplesmente “ver o lado bom” das coisas. A nossa esperança se firma em algo muito mais sólido. Ela se firma no caráter de Deus, naquilo que ele já fez no passado e em suas promessas para o futuro, nos seus bons propósitos que ainda se completarão na história.

E no presente, como caminhamos? Temos ouvido nesses dias como muitos se sentem desanimados, estancados, como que definhando. Talvez reconhecer a nossa tristeza, a nossa frustração, e a nossa limitação para lidar com elas, seja um bom começo. Assim, andar na consciência da presença de Deus nos ajude. Recordar que ele nos toma pela mão e caminha com a gente nos vales difíceis. Não é questão de fazer de conta que está tudo bem, nem a ocasião de abraçar um otimismo ingênuo. Mas sim de caminhar com esperança, fortalecidos no único que é digno e capaz de nos oferecê-la.
 

Para meditar

Meditemos e oremos nessa semana seguindo as instruções de Paulo aos Romanos (12:9-21). Veja abaixo uma parte dessa passagem, nos versos 9 ao 13:

Amem as pessoas sem fingimento. Odeiem tudo que é mau. Apeguem-se firmemente ao que é bom. Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros. Jamais sejam preguiçosos, mas trabalhem com dedicação e sirvam ao Senhor com entusiasmo. Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar. Quando membros do povo santo passarem por necessidade, ajudem com prontidão. Estejam sempre dispostos a praticar a hospitalidade.

Firmados na esperança que temos no Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde