Palavra Pastoral IMeL Saúde 106

26 de Fevereiro de 2022

Sozinhos na tormenta, quem se importa?

Uma e outra vez volto à passagem da tormenta na travessia do lago (Marcos 4:35-41), em que os discípulos vêem a morte de perto, com Jesus dormindo no assento do capitão do barco. Eu fico pensando nos ucranianos nessa hora tão difícil. Entre o medo e o terror, os discípulos se perguntam, e questionam a Jesus, “não importa que morramos?”.

Muitos ucranianos devem estar se sentindo sozinhos e abandonados nesse momento, inclusive pela comunidade internacional. As mentiras das falsas narrativas devem ainda aumentar esse sentimento de dor e de injustiça. Como pode o mundo não fazer nada? Como podem tantos estarem cegos em suas fidelidades, nacionalistas, econômicas, ideológicas? 

Quando Jesus desperta e acalma com autoridade o vento e as ondas, também os repreende por sua falta de fé. Com cuidado para não culpar ainda mais aquele já está sofrendo, vale a pena corrigir nossa perspectiva: Jesus sim se importa, e ele sempre traz vida e libertação, como nos mostra a passagem seguinte com o gadareno (Marcos 5:1-20), mesmo com prejuízo econômico para alguns. Hoje, nos cabe, em todo o mundo, inclusive na Rússia, levantar a voz e mover o que for preciso contra todo o mal e tirania. Mostrar que nos importamos, que aprendemos a não ter medo, que reconhecemos quem é Jesus, que seguimos o único poderoso que liberta e traz vida.

Ricardo Borges