Palavra Pastoral IMeL Saúde 3

25 de Março de 2020

Reconhecemos que esses dias têm sido difíceis para muitos de nós. A ansiedade sobre o que pode acontecer conosco ou com pessoas queridas, aliada ao isolamento social e à natural preocupação econômica, mais imediata para alguns e no futuro próximo para muito mais gente, nos leva a essas reações que incluem o medo, a tristeza e o desânimo.

Com relação ao aspecto econômico, em nossa comunidade queremos estar mais atentos a isso, incluindo maneiras concretas de expressar solidariedade com os mais vulneráveis. Esperamos nos próximos dias poder compartilhar caminhos que poderão usar para a saudável expressão de generosidade em nosso meio.

Por enquanto, reforçamos a recomendação das autoridades que se guiam por critérios científicos e médicos, que é a de ficar em casa. Todos que podem seguir essa diretriz, que o façam com responsabilidade para o bem comum. Não nos esqueçamos de orar, e apoiar no que podemos, aos que por motivos profissionais precisam estar mais expostos nesse momento. Por eles nossa oração e nossa expressão de profunda gratidão.

Uma meditação

Nós, os pastores da comunidade, em diferentes momentos tivemos a oportunidade de conhecer e ser abençoados por um irmão do Japão, Koichi Ohtawa. Ele trabalhou por muitos anos com os movimentos estudantis no leste da Ásia, e hoje segue atuando como mentor e conselheiro espiritual, abençoando a muitos.

Ohtawa-san nos fala de momentos de crises como oportunidades para mudanças importantes em nossas vidas. Ele nos anima a que incorporemos em nossas vidas a disciplina de parar e separar um tempo para estar sozinhos, em silêncio. Que assim aprendamos a ouvir melhor o nosso coração, abrindo-nos a experimentar a presença de Deus em nossas vidas. Talvez justamente agora precisemos aprender a cultivar mais essa leitura meditativa da Palavra de Deus. Ohtawa-san nos anima assim:

“Meditando na Palavra de Deus, meus olhos foram abertos para ver claramente minha situação como realmente era, e meus ouvidos foram abertos para ouvir o Senhor falar pessoalmente comigo. Dez anos depois de começar a prática da meditação, enquanto meditava no evangelho, experimentei a realidade do Senhor como uma pessoa viva, não alguém distante, mas aqui, presente comigo agora - a pessoa a quem posso me dirigir como ‘você’. Essa experiência foi um grande ponto de virada na minha vida espiritual.”

Esperamos e oramos que esses sejam momentos para pontos de virada significativos nas vidas de cada um em nossa comunidade. Compartilhamos junto com essa Pastoral um breve recurso, “Orando com a Bíblia”, para nos ajudar nessa jornada.

Anexo: Orando com a Bíblia

Pílulas de cuidado mútuo

Entre as medidas para cuidar de nossa saúde mental nesses tempos estranhos, compartilhamos abaixo uma das recomendações circuladas pelo Instituto Vita Alere:

- Cuidado com o excesso de informações
Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e aumenta preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e se possível, partilhe histórias positivas.

Secretaria da igreja

Seguindo as recomendações das autoridades epidemiológicas, não estamos realizando expediente de atendimento presencial na igreja. Caso deseje entrar em contato com a secretaria da igreja, seja para alguma orientação ou para comunicar uma necessidade, por favor entre em contato através do e-mail ou do WhatsApp abaixo: 

Secretaria da Imel Saúde
E-mail: secretaria@imelsaude.org.br
WhatsApp: +55 11 99752-7135

Orando com as Escrituras

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”.
Mateus 11:28-31

Uma oração

“Te amo, Senhor. Quero desfrutar dessa relação que Jesus tem contigo. Ajuda-me a ver na oração essa janela que me comunica com o teu amor e que me ensina a tua vontade. Te amo e quero conhecer-te cada dia mais intensamente.”
Germán Ortiz

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMel Saúde