Palavra Pastoral IMeL Saúde 202

13 de Janeiro de 2024

Morte no Nilo

Melhor avisar que nem o homônimo livro de Agatha Christie, nem o filme inspirado nele, serão parte da mensagem desse domingo. Se bem que mencionaremos outro filme, A Sociedade da Neve, para ilustrar um ponto da mensagem. A Morte no Nilo se refere ao capítulo final da vida do profeta que acompanhamos por um longo tempo, e de seu fiel servidor, Baruque. Se bem que a série não acaba amanhã, uma vez que o livro ainda nos traz informações finais sobre Baruque, sobre as nações vizinhas, e um resumo final sobre a queda de Judá. 

Mas reconheço que é algo frustrante falar da morte de um personagem que acompanhamos com carinho por tanto tempo. E levado a esse destino, no Egito, quando alertava que não deveriam ir para lá, conforme Deus lhe havia revelado. Assim que amanhã será um dia para nos perguntarmos se estamos ou não aprendendo algo com toda essa história.

Para que continuar buscando a voz de Deus, em sua Palavra, se ao final não queremos segui-la? Se a pergunta era tão importante naquela época, devemos reconhecer que ela é por demais importante em nosso tempo, nas crises que vivemos no Brasil e no mundo. No final das contas, é uma questão de responsabilidade, pessoal e coletiva. Sim, somos responsáveis com o que ouvimos do Senhor, com o que lemos em sua Palavra. E a decisão de segui-la, ou não, será o divisor de águas caso queiramos cumprir a promessa de ser fonte de bênçãos para todas as famílias e nações da terra.

Ricardo Borges