Palavra Pastoral IMeL Saúde 7

15 de Abril de 2020

Qual é a tua meta para esse período de distanciamento social? Claro que alguém poderia dizer que apenas ter boa saúde e sobreviver à crise econômica já seriam metas legítimas. De todo modo, cremos que esses momentos de grandes desafios (pessoalmente e na sociedade) podem ser oportunidades para reavaliar as metas de vida que alguém tem, ou para estabelecer algumas novas, diante da nova realidade. Esses novos alvos nos ajudam a manter o foco, a disiciplina, a lidar com a ansiedade e a crescer em todos os bons propósitos que Deus tem para a nossa vida.

Entre os pastores, perguntamos uns aos outros quais seriam metas que estamos revendo, ou novas metas nesse período. Esperamos que as suas respostas lhes animem, inspirando-lhes ou ao menos fazendo-lhes sorrir um pouco, aliviando as tensões.

Kodo nos conta que estabeleceu como meta para esse período prestar mais atenção ao livro de Salmos, em especial às emoções ali expressadas. Também nos disse que a limpeza da casa e arrumar a gaveta são novas metas. Ficamos aqui pensando como andava essa gaveta em outros tempos...

Ziel nos deixa saber que pôs como meta escrever dois prefácios e uma seleção de leituras em história da igreja e história do Brasil. Também nos disse que está animado para aprender a se comunicar melhor através dos vídeos, nas aulas online e nas mensagens para a igreja que tem gravado. Ficamos aqui pensando, quando voltarmos à “vida normal”, se ele vai querer adotar um novo estilo, passando um vídeo de sua pregação em lugar de falar ao vivo...

Ricardo nos conta que está se preparando para a série no livro de Jeremias, para quando voltarmos aos cultos comunitários. Também nos disse que está buscando correr com regularidade, mesmo dentro do apartamento, e que vai em bom caminho para chegar a correr 10km entre o quarto e a cozinha. Ficamos aqui imaginando o que os vizinhos de baixo estão pensando sobre esse novo “hábito”...

Muito bem. E a tua meta, qual será? Sugerimos que busque alguém para compartilhar essas novas ou revisadas metas. Sempre ajuda ter alguém que nos acompanhe. Oramos para que sejamos todos sábios ao revisar nossos projetos, nosso ritmo de vida, e que essa seja uma temporada de crescimento emocional e espiritual para cada um de nós.

Gratidão

Vejam a boa notícia enviada pela equipe administrativa da ImeL Saúde:

“Queridos irmãos em Cristo, gostaríamos de agradecer a Deus e a toda comunidade,  pelo suprimento financeiro, mesmo neste momento difícil o qual estamos passando, permitindo que cobríssemos nossas despesas do mês de mar/20, incluindo a ajuda de custo aos missionários e pastores.”

Algumas pessoas têm nos perguntado sobre os canais para seguir contribuindo nesses tempos de distanciamento. Uma vez que essa Pastoral tem uma circulação mais ampla do que somente os membros de nossa comunidade, decidimos encaminhar esses detalhes através de outros canais, como os grupos pequenos da igreja. Caso você seja membro e não receba essa informação por outro canal, por favor envie uma mensagem para a secretaria da igreja. Obrigado!
 

Pílulas missionárias

Compartilhamos aqui a segunda parte do update enviado pela turma da ABUB, apoiada pela nossa igreja. Segue a Parte 2:

“Tályta Alencar, assessora de mobilização de recursos: ‘Apesar de trabalhar no escritório, já conseguia fazer boa parte do trabalho em casa. Nossa rotina aqui em casa tem sido tranquila, mas o trabalho segue a todo vapor. Tenho usado uma boa parte do tempo para ler, preparar estudos e escrever para dar apoio aos obreiros, além de auxiliar a equipe administrativa tanto no trabalho delas (Natália e Surama) quanto indo ao escritório para cuidar do espaço físico e para enviar documentos pela internet, pois moramos a 700m de lá. Tenho tido dificuldades em lidar com as várias emoções que as notícias e as informações causam e readaptar toda a agenda e planos de trabalho do ano’.

Jessica Grant, assessora de comunicação e arte: ‘Pouco antes das maiores medidas de isolamento social eu percebi que, independente do que acontecesse, nossos planos para 2020 já teriam de ser alterados. Isso me causou grande ansiedade, não pelas mudanças nem pelo medo, mas pela certeza do quanto isso acarretaria de trabalho. Dito e feito: todas as semanas desde então eu não tenho conseguido seguir nenhum planejamento, todo dia as tarefas mudam. Acredito que a comunicação seja nossa grande ferramenta no momento, iniciei uma campanha para encorajar os estudantes a seguirem ativos na missão, #AMissãoContinuaDeCasa. Também coloquei no ar as perguntas do projeto evangelístico Descubra João, para que os estudantes continuem atuando evangelisticamente online e não apenas com estudos bíblicos entre os cristãos (ore por isso!). Estamos planejando diversas iniciativas: vídeos, oficinas online, reflexões. Interceda para que Deus me ajude a organizar todo este material de maneira saudável no meu tempo de trabalho!’

Natália Verly, assessora de administração: Naty está se adaptando a trabalhar de casa, sendo que para a administração este é um processo mais difícil. O trabalho está acumulado, e por isso ela nem conseguiu escrever. Orem para que Deus a guie nas adaptações e cuide de sua ansiedade!".

Uma oração e uma bênção

Nós lhes convidamos a que orem seguindo as palavras de Paulo, olhando adiante, para a obra que o Senhor deseja fazer em suas vidas nesse período:

“...prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou.  Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos concordar quanto a essas coisas. Se discordam em algum ponto, confio que Deus o esclarecerá para vocês. Contudo, devemos prosseguir de maneira coerente com o que já alcançamos.”

Filipenses 3:12b-16

Também lhes deixamos essa bênção:

“Que você se lembre de que Cristo está sempre com você, mesmo nas mais difíceis provações e batalhas.
Que você seja uma influência e exemplo para aqueles ao seu redor.
Que você possa vencer toda tentação que você enfrenta com a força de Deus trabalhando dentro de você.”

David Cole

Fique na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde