Palavra Pastoral IMeL Saúde 201

6 de Janeiro de 2024

Resoluções de ano novo

Muita gente, quando começa um novo ano, gosta de tomar decisões, de fazer resoluções, o que é bom, justo e adequado ao início de novos ciclos. Mas para fazer isso com sabedoria, é preciso olhar para trás também. Ponderar, revisar o que passou, aprender com a história, e assim sempre estaremos mais bem posicionados para tomar medidas para as novas etapas.

Por isso, talvez seja apropriado que nesse primeiro domingo voltemos a olhar bastante tempo atrás, para a história do profeta Jeremias, e para acontecimentos logo após a queda de Judá para o império babilônico. Por isso essas histórias foram registradas. Para que o povo de Deus no passado, há muito tempo, e para que nós hoje, pudéssemos refletir nelas e buscar aprender daquilo que já passou.

Nem sempre é fácil lidar com o passado. Às vezes, temos que ficar matutando um bom tempo para buscar entender como Deus age na história em geral, ou em nossa história em particular. Por isso o tema da mensagem desse domingo, “Misteriosos caminhos de Deus”. Nem sempre entenderemos tudo, mas esperamos que a atitude humilde de buscar entender, de querer aprender, e de buscar revisar em nossas vidas o que for preciso, só isso já pode nos ajudar bastante. Bom começo de ano, boas novas resoluções, confiados sempre na mão do Senhor que nos guia em todo o tempo.

Ricardo Borges