Palavra Pastoral IMeL Saúde 14

5 de Junho de 2020

Muitos têm se perguntado qual deve ser o papel dos cristãos diante das injustiças e das tensões na sociedade, nessas que vemos no Brasil e em outras partes do mundo. Também sobre qual deveria ser a nossa relação com as autoridades de qualquer dos poderes constituídos.

São temas para conversas longas, mas gostaríamos de começar a sugerir alguns breves caminhos para nossa reflexão e posicionamento como cristãos no mundo.

Em nossa comunidade, sempre defendemos que deva haver espaço para que tenhamos ideias diferentes sobre como deve ser a vida na sociedade, seja na política ou na economia, por exemplo. Que Deus nos guarde do dia em que todos pensemos (e votemos) igual. Porque isso poderia indicar que caímos em algum tipo de idolatria, seja de um líder ou de um projeto, substituindo o Reino de Deus por alguma outra coisa. 

Se por um lado devemos respeitar quem pensa diferente, ou ao menos discordar respeitosamente quando for o caso, por outro lado vemos nas Escrituras que claramente devemos levantar a voz contra toda injustiça, em especial injustiças cometidas contra os mais vulneráveis. Esse é um mandato bíblico bem claro, e não podemos fugir a essa responsabilidade.

Por isso cremos que é uma obrigação nossa sim levantar a voz agora para dizer que  “Vidas Negras Importam”. Claro que “todas vidas importam”, nisso estamos de acordo. Mas não podemos nos omitir na defesa daqueles que têm sido de maneira contínua vilipendiados pela sociedade. É hora de prestar atenção na voz do que clama por justiça. Mais, que nos juntemos nesse clamor.

Quanto aos governantes, é bom recordar que nossa fidelidade maior é sempre a Deus, buscando o seu Reino e a sua justiça. Por isso oramos pelas autoridades, para que elas busquem o bem comum e a justiça. Pela mesma razão, devemos cobrar qualquer autoridade (de qualquer espectro político, direita ou esquerda) quando ela não cumpre bem o seu papel. Interceder, denunciar, anunciar e lutar pelo bem-estar (o shalom) que vem de Deus, devem estar sempre em nossa agenda.

Pílulas missionárias

Nessa semana, compartilhamos as notícias do Pedro Valenzuela, assessor da Aliança Bíblica Universitária do Brasil na região de São Paulo e Mato Grosso do Sul:
 
"Ficamos muito contentes de ganhar um fundo da IFES para realizar pioneirismos no Mato Grosso do Sul. Até o ano passado só tínhamos o grupo de Dourados no estado.

Graças a Deus a primeira fase foi realizada, e estudantes e profissionais apresentaram a missão estudantil em igrejas de oito cidades. Mas a pandemia mudou nossos planos, e tivemos de adaptar o planejamento. 

O pioneirismo continuou, desde casa! Foram realizadas oficinas online e participaram estudantes de sete cidades. Surgiram grupos da ABU em Ponta Porã e Aquidauana, e vários interessados em Três Lagoas se reuniram para orar. 

Vemos claramente como Deus está interessado no mundo estudantil, a pandemia não é um empecilho para seus planos. Orem pela continuidade do projeto e que mais jovens aceitem o chamado de dar um testemunho de Cristo nas escolas e universidades no Mato Grosso do Sul."
 

Orando com as Escrituras

Vamos orar junto com o profeta Isaías? Você pode ler pausadamente e orar à luz dos temas que ele levanta nessa passagem:

“Não olharei para vocês quando levantarem as mãos para orar;
ainda que ofereçam muitas orações, não os ouvirei,
pois suas mãos estão cobertas de sangue.
Lavem-se e limpem-se!
Removam seus pecados de minha vista
e parem de fazer o mal.
Aprendam a fazer o bem
e busquem a justiça.
Ajudem os oprimidos,
defendam a causa dos órfãos,
lutem pelos direitos das viúvas.”

Isaías 1:15-17

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde