Palavra Pastoral IMeL Saúde 53

6 de Março de 2021

Parece que a cada semana que passa nossos limites são testados. Agora, além da dor de ver a situação da pandemia piorar, afetando a vida de muitos, e com tantas outras vidas perdidas, ainda temos que enfrentar perplexos a falta de empatia, a falta de respeito diante da morte e da dor alheia.

Por um lado estamos cientes de que não podemos esperar muito das pessoas por causa de nossas naturezas pecaminosas. Ainda assim, a insensibilidade, ou a busca por posicionar-se bem politicamente em meio a uma pandemia, ou talvez simplesmente a perversidade mesmo, são sinais visíveis de uma crise profunda em nossa nação.

Também é uma crise profunda da igreja. Como explicar que muitas igrejas sigam apoiando acriticamente e cegamente a alguns que estão no poder, sem importar o que digam ou façam? Como sempre defendemos em nossa comunidade, claro que devemos ter posições políticas (e votos) diferentes em nosso meio. Isso faz parte da vida e nos previne das idolatrias. 

Por outro lado, depois de eleitos, nosso papel como cristãos é não só o de orar por todas as autoridades, para que cumpram bem o seu papel, mas também o de denunciar e expor a injustiça, quando suas palavras e ações se tornam uma expressão do mal. Nisso não há muro. Nisso não há dois lados. Que o Senhor não encontre sua igreja do lado errado da história. Se não, o juízo será ainda maior do que o que estamos vivendo agora. Que nosso arrependimento genuíno se torne um prelúdio para a misericórdia maravilhosa do Senhor.

Módulos de ensino

As atividades dos módulos de ensino serão retomadas nos terceiros domingos de cada mês. O tema deste ano será: Construindo Relacionamentos

O 1° módulo ocorrerá no dia 21 de março das 9 às 10 horas.

Teremos uma palestra on-line ministrada pelo convidado Carlos “Catito” Grzybowski, psicólogo com especialização em terapia familiar, sobre relacionamentos, perdão, comunicação interpessoal e a graça redentora de Deus.

Não há necessidade de inscrição prévia, e utilizaremos a ferramenta Zoom.

Para meditar

Nessa semana, busque lembrar-se que a santidade que Deus espera de nós caminha de mãos dadas com a solidariedade.

”Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm a possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. (...) Sê santo, vivendo com alegria a tua doação.”
Francisco

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde