Palavra Pastoral IMeL Saúde 6

9 de Abril de 2020

Talvez essa seja a semana mais difícil em nosso distanciamento social. Em parte pelo cansaço emocional desse distanciamento, em parte pelas apreensões pela crise econômica já vivida por alguns ou pela que ainda virá para tantos de nós. Mas talvez mais difícil porque temos que estar distantes uns dos outros ao celebrar a data mais significativa de nosso calendário cristão: quando nos lembramos da paixão, da morte e da ressurreição de nosso Senhor Jesus.

A Páscoa, nos tempos do Egito, precisou ser celebrada a portas fechadas, com o sangue nos portais das casas sinalizando que as pessoas ali estavam protegidas do flagelo que assolou a terra. Curiosamente precisamos, em tempos e circunstâncias diferentes, estar outra vez dentro de nossas casas. Nossa esperança sim permanece a mesma, na provisão e no cuidado do Senhor para com as nossas vidas.

Quando recordamos a morte e a ressurreição de Jesus, trazemos à memória um conjunto importante de elementos centrais de nossa fé: uma morte em nosso lugar, pelos nossos pecados; a oferta sacrificial de Cristo e o preço que Deus pagou por nossa redenção; a libertação de toda opressão, incluindo aí a crucial vitória sobre a morte; o triunfo sobre o mal e a graça maravilhosa de Deus ao nos oferecer em Jesus vida plena que pode começar a ser experimentada hoje, com a esperança de sua plenitude na reconciliação final de todas as coisas em Cristo Jesus. Celebraremos esses dias, ainda separados, mas juntos na esperança e na vida que temos em Jesus.

Salmos da comunidade

Esperamos que vocês estejam desfrutando ouvir as vozes familiares nos “Salmos da comunidade”, e que de alguma maneira elas estejam sendo de apoio em seus momentos devocionais nesses dias.

Mas para que essa iniciativa fique ainda mais especial, falta a sua participação. Por favor, entre em contato com o Felipe Takeda (99681-2156) e se inscreva, sozinho/a ou com alguém mais de sua família. Assim peregrinaremos juntos, alimentando nossa fé na Palavra.

Pílulas de oração

Em agradecimento a Deus pelas pessoas de nossa comunidade que já se recuperaram, depois de afetadas pelo COVID-19, e por aquelas que ainda estão enfrentando os sintomas. Oramos por proteção para os mais vulneráveis e pelos que estão na linha de frente.

Há muitas histórias bonitas de solidariedade acontecendo em nosso meio, em pequenos detalhes ou em iniciativas maiores. Cremos que o Senhor nos ensina e se revela a nós em cada uma dessas ações. Tomamos a liberdade de mencionar agora apenas uma delas, para que orem agradecidos ao Senhor. A Eli Ikuta, junto com a Márcia Maemura e mais de vinte voluntárias do Artesanato, se mobilizaram para a confecção de aproximadamente 12000 máscaras cirúrgicas para doação nos hospitais. Sinais de esperança que nos ajudarão a atravessar essa crise.

Pílulas missionárias

A turma da ABUB, apoiada pela nossa igreja, também nos enviou um lindo update. Como são vários, dividimos o compartilhar deles em duas partes. Aqui segue a Parte 1:

“Na missão estudantil, tudo mudou com a pandemia e o isolamento social. Os grupos estudantis estão com aulas canceladas ou acontecendo a distância, não possuem mais o espaço da escola ou faculdade para alcançarem seus amigos. Não teremos mais o  Congresso Nacional, que aconteceria em julho e seria um evento para marcar a década, e ainda vamos refazer os planos para um novo evento. Sem contar com o desafio financeiro para a instituição num contexto que poderá afetar a sustentabilidade, somado aos custos de um evento não realizado (ore por isso!). Tudo o que planejamos nos últimos meses mudará, tudo o que precisamos fazer estamos começando agora. Confira abaixo um breve compartilhar de cada um dos obreiros que a IMeL tão generosamente apoia e acompanha:

Pedro Valenzuela, obreiro da região São Paulo e Mato Grosso do Sul: "Grande parte do tempo eu já trabalhava de casa, mas pelo menos uma vez por mês tinha alguma viagem ou evento da ABUB. Ter que cancelar ou reformular nosso trabalho regional nos deixou meio perdidos no começo, mas agradeço a Deus pelos estudantes que continuam se reunindo online e pensando formas de continuar a missão de casa. Sem dúvidas, nosso mundo e o contexto da missão estudantil vão mudar depois da quarentena e do distanciamento social, mas continuo confiando que Deus é o Senhor da história, e que continuará nos guiando para ser fiéis na sua obra. Orem para que os estudantes continuem com o compromisso e a criatividade para compartilhar o evangelho com seus colegas; e para que a equipe de assessores saiba discernir as melhores estratégias para dar suporte aos estudantes no contexto atual e na transição no mundo pós-pandemia".

Giovanna Amaral, secretária de administração e comunicação: "Os estudantes, nosso campo missionário, estão dispersos – as escolas e universidades estão com aulas suspensas, os nossos encontros e treinamentos não podem mais acontecer. Porém também temos aprendido a trabalhar usando ainda mais as tecnologias e vemos os missionários da ABUB e os estudantes de modo muito ativo fazendo encontros de oração, oficinas e treinamentos online. Fortalecendo vínculos e comunicando esperança! Nós do Escritório da ABUB (que trabalhamos nos bastidores) tivemos que nos adaptar ao home office e isso exigiu de todos nós adequações. Peço que orem pelas muitas reuniões e ajustes que temos que fazer, especialmente para viabilizar a parte 'legal' da ABUB. Precisamos descobrir como viabilizar uma assembleia em meio à quarentena".

Uma oração

Oramos junto com o apóstolo Paulo, lembrando que:

“Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós.
O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte? Como dizem as Escrituras: ‘Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro’.  Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.
E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes,  nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 8:34b-39

Que tenhamos todos uma abençoada celebração da ressurreição de nosso Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMel Saúde