Palavra Pastoral IMeL Saúde 38

21 de Novembro de 2020

Em meio a tantas injustiças e sofrimento que vemos, é justo perguntar se há algo que podemos fazer como cristãos no mundo. Nossa esperança vale também para aquilo de bom que possa acontecer no mundo hoje ou seria apenas uma esperança para o futuro, para o novo céu e a nova terra? Um autor cristão, Jacques Ellul, nos ajuda a responder a essa pergunta.

Jacques Ellul nos diz que os cristãos são “uma força revolucionária inesgotável no meio do mundo”. Para esse francês que viveu em meados do século passado, as coisas não são fáceis nem simples, uma vez que “nós pertencemos a duas cidades”, em nossa cidadania no mundo aqui e em nossa cidadania celestial. Em meio a essas duas cidadanias, Ellul reconhece que nós vivemos à luz da certeza do retorno de Cristo para completar seus propósitos. 

Assim, não pertencemos de maneira plena a este mundo. Por outro lado, como nós temos um outro Senhor e pertencemos a uma outra ordem, isso significa que aqueles que vivem pelo poder de Cristo aqui são então “verdadeiros revolucionários” que “fazem mais real a vinda do Reino” no cotidiano de nossas vidas. 

Quanto à pergunta sobre como isso se daria, Ellul diz que o caminho seria não imaginar de maneira ingênua trazer o Reino ou estabelecer o paraíso aqui, mas sim trabalhando para tornar o mundo, em suas palavras, mais “tolerável”, reduzindo a oposição entre a desordem do mundo e o propósito de Deus para o mesmo. 

Acima de tudo, de acordo com Ellul, o fazemos ao proclamar as boas novas da salvação e através de um “estilo de vida” distinto, ao estar no mundo em nome de Cristo como sal, luz e como cordeiros no meio de lobos. Esta última talvez uma referência à sua preferência de que a nossa luta e resistência não sejam violentas, ao mesmo tempo em que ela é radical na exortação para que sejamos agentes de mudança, justiça e reconciliação hoje no meio do mundo.

Culto do Concílio – domingo 22/11

Fiquem atentos que amanhã, domingo 22 de novembro, participaremos do culto online do Concílio Geral Provisional Nikkei. O culto se dará antes de nosso horário habitual: começa às 10:00hs. Não teremos o culto como de costume através de nosso canal. O link do culto do Concílio: https://youtu.be/BXpcUYF53Ck.

Livros na livraria da igreja

Quanto aos livros, informamos que o “Presente Diário” estará disponível na primeira semana de dezembro. Quanto aos outros que divulgamos, com exceção do “Estudantes da Palavra”, já chegaram na livraria da igreja.

Pílulas missionárias

Compartilhar da Roberta Abe. 

“Todos somos chamados a servir por meio dos nossos trabalhos. Para Deus, não há separação entre ‘trabalho secular’ e ‘trabalho ministerial’. O trabalho é expressão de adoração a Deus, na palavra em hebraico avodah. Tudo o que fazemos, façamos a partir dele e para Ele. Convide Jesus para estar presente em cada detalhe do seu trabalho, Ele se importa com cada detalhe. Assim preenchemos nossos locais de trabalho com sua presença, e nossos colegas de trabalho poderão ver que oramos antes de tomar qualquer decisão importante, verão a forma como agimos e trabalhamos com excelência. É Ele quem nos capacita e nos dá criatividade. Que possamos trabalhar como expressão de nossa adoração ao Pai.”

Uma bênção

“Que vocês sejam sempre fortes em sua fé.
Que vocês permaneçam firmes no chamado que receberam à luz de sua fé.
Que vocês também saibam a diferença entre firmeza e teimosia.”

David Cole

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde