Palavra Pastoral IMeL Saúde 72

17 de Julho de 2021

Não há nada de errado em levantar a voz contra a injustiça, não é mesmo? Mais do que isso, podemos dizer que é adequado, justo e correto que o façamos, ainda mais em nome daqueles que por uma razão ou outra não encontram o espaço ou a oportunidade de lutar pelos seus direitos ou por sua dignidade. Ainda assim, quando imaginamos que nós somos os virtuosos e os outros são apenas limitados e sempre errados, essa nossa sinalização de virtude pode ser um sinal perigoso de nossa condição humana.

Paulo, em seu grande tratado que é sua carta aos Romanos, comenta algo sobre isso. Ele afirma: "Quando diz que eles deveriam ser castigados, condena a si mesmo, porque você, que julga os outros, pratica as mesmas coisas. (...) Pois bem, se você ensina a outros, por que não ensina a si mesmo?" – Romanos 2:1b,21a. Paulo desenvolve seu argumento para demonstrar que a pretensa superioridade moral – no caso, dos judeus sobre os gentios – não lhes serviria muito, já que são todos culpados e necessitados da graça de Deus.

Assim, indignar-se e lutar pelo que é certo e justo será sempre a opção correta a seguir na vida. Mas com cuidado para não se esquecer que essa transformação deve começar em cada um de nós, em nosso caráter, em nosso coração, em nossa atitude. Podemos e devemos esperar e lutar por relações mais justas, por um país melhor, por um mundo mais justo e acolhedor. Apenas não nos esqueçamos que essa mudança começa em nós.

Uma oração

Novos Caminhos

Deus de nossas vidas
você está sempre nos chamando
para segui-lo no futuro,
convidando-nos para novos empreendimentos,
novos desafios,
novas maneiras de cuidar,
novas maneiras de tocar o coração de todos.

Quando temos medo do desconhecido,
nos dê coragem.
Quando nos preocupamos
que não estamos à altura da tarefa,
lembre-nos que você não nos chamaria
se não acreditasse em nós.

Quando nos cansamos,
ou nos sentimos frustrados
com a forma como as coisas estão indo,
lembre-nos
que você pode trazer mudança e esperança
das situações mais difíceis.
Amém

Livro Comunitário de Iona

Fiquem todos na paz de Deus,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde