Palavra Pastoral IMeL Saúde 198

9 de Dezembro de 2023

Natal: um tempo de escolhas

“...cumpra-se em mim segundo a tua palavra” - Lucas 1:38

Estamos no período do Advento. No calendário cristão este é o período que antecede ao Natal, o dia no qual celebramos o nascimento do esperado Messias. Neste período do Advento colocamos nossa atenção nas condições em que nos encontramos como seres humanos. Destacamos a nossa condição de vazio e carência de algo que só encontra, sua plena satisfação, em Jesus Cristo, o Messias prometido de Deus. Somos convidados, de forma especial a um período de oração e meditação, tomando em consideração as promessas registradas na Escritura Sagrada. Somos chamados a preparar os nossos corações para receber o Messias de Deus. Um simples acolhimento com profundas implicações para nossas vidas. 

Parte deste vazio que experimentamos pode ser evidenciado pelas consequências de nossas escolhas. Como seres humanos podendo escolher o caminho da paz, escolhemos a guerra. Podendo escolher o caminho da vida, o caminho da morte tem sido a opção de muitos. Diante de uma realidade trágica, plena de manifestações daquilo que a Escritura chama de pecado, ao invés da submissão a Deus, escolhemos dar as costas para Deus.

O registro bíblico do primeiro Natal nós mostra escolhas muito diferentes. Deus, em Jesus Cristo, escolheu vir até nós. Tendo todo o poder, decidiu vir de forma humilde, como uma pobre criança. Podendo escolher onde e quando nascer, escolheu nascer em um pobre lugar, em um período na história onde o povo andava em trevas. Podendo nascer em um palácio, escolheu uma manjedoura. Podendo nascer entre os ricos, escolheu ser pobre. Podendo decidir o lugar para nascer, escolheu a humilde condição em Belém. Sendo poderoso, escolheu vir até nós, como um frágil bebê. Sendo majestoso, escolheu a humilde e discrição.

A história do Natal também nos revela a forma como Maria e José fizeram suas escolhas. Maria, diante do anúncio do anjo, nos ensinou como devemos reagir diante desta gloriosa manifestação, deste presente de Deus para nós. O Evangelho de Lucas registrou assim as palavras de Maria: 

“Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1:38

Que neste Natal, possamos refletir nestas escolhas feitas por Deus, nas escolhas feitas por Maria e José, e que frente ao presente de Deus, por meio de Jesus Cristo, possamos responder como Maria, de forma confiante, pedindo para que Deus nos ajude de tal forma que possamos dizer: cumpra-se em mim (em nós) a tua boa, perfeita e santa vontade, segundo a tua palavra!

Uma simples resposta produzindo uma grande transformação. Uma simples escolha que define nossa vida por toda eternidade!

Um Feliz Natal!

 Ziel J. O. Machado