Palavra Pastoral IMeL Saúde 166

29 de Abril de 2023

Os dons do Espírito e a maturidade cristã

Com certa frequência fazemos um tipo de associação automática entre a  gente dos dons espirituais e a maturidade espiritual de uma comunidade cristã. Como se a evidência dos dons fosse um atestado de maturidade da forma de pensar desta referida igreja. Contudo, veja o que o apóstolo Paulo fala da igreja de Corinto, em sua primeira carta.
 
“Sempre agradeço a meu Deus por vocês e pela graça que ele lhes tem dado em Cristo Jesus.  Por meio dele Deus os enriqueceu em tudo, em toda capacidade de expressão e em todo entendimento.  A mensagem a respeito de Cristo de fato se firmou em vocês, uma vez que nenhum dom espiritual lhes falta enquanto esperam ansiosamente pela volta de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1Co 1:4-7

“Irmãos, não sejam infantis no entendimento dessas coisas. Sejam inocentes como bebês com relação ao mal, mas sejam maduros no entendimento”. 
I Co 14:20

Para esta igreja, que não faltava nenhum dom (1Co.1.7), o apostolo faz a advertência de que não deviam pensar como criança, mas que fossem maduros no entendimento (eles estavam o debatendo sobre os dons do Espírito).

A atuação graciosa de Deus por meio de seu Espírito na Igreja não é um atestado do nível maturidade da igreja. O mesmo Espírito nos desafia a, confiados na graça de Deus, crescer em maturidade, em nossa forma de pensar e agir. Para tanto é necessário lembrar que:

*Cristianismo não é suicídio intelectual
*Fé é contrária a visão e não a razão (II Co.5:7, Ro.1:17)

Desenvolver uma forma madura de pensar nos permite:

1. Glorificar a Deus 

Deus é um ser racional e nos fez à sua imagem, portanto seres racionais. Ele nos deu a Natureza e a Escritura, que são duas expressões racionais de sua revelação. A tarefa de nossa mente é explorar estas expressões racionais de sua revelação. Como sabemos, toda pesquisa científica está baseada no fato de que o Universo é algo lógico portanto, passível de compreensão.

2. Enriquecer nossa vida 

Nossa experiencia de adoração, nossa experiência de fé são respostas à revelação divina. Nossa mente reflete sobre a revelação e isto nos leva a adoração. Salmo 9: 10 afirma que: “os que te conhecem confiam em teu nome”. Isto nos mostra que Fé não é uma alteração do estado emocional, ou de consciência, muito menos pensamento positivo. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra (Ro.10:17).

Pensar de forma madura nos permite aprender a discernir a Vontade de Deus. Afinal, a promessa de orientação divina não significa economia de pensamento humano. Deus não nos guia de forma irracional. Olha o que nos diz o salmo SL 32:8-9 

O Senhor diz:
“Eu o guiarei pelo melhor caminho para sua vida, lhe darei conselhos e cuidarei de você.  Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento e precisam de freios e rédeas para ser controlados”.

Lembre-se sempre: Deus não nos guiará de forma irracional

3- Fortalecer o testemunho evangelístico 

Em 2 Cor 5:11 Paulo nos fala em “persuadir, a levar a pessoa a Cristo. Para isso é necessário argumentos. Em Atos 19:8-10 vemos Paulo na escola de Tirano, a cada dia, persuadindo as pessoas, fazendo-os pensar sobre Jesus, sua vida e obra. Tornando Jesus conhecido, usando de raciocínio para leva-los a fé em Jesus como sendo o Cristo, de Deus.

Uma mente cristã madura não é uma mente religiosa. Não é uma mente que só pensa em aspectos religiosos as 24 horas do dia. Uma Mente Cristã é aquela que pensa todos os aspectos da vida com uma perspectiva cristã.  Uma mente que absorveu a revelação bíblica, os temas da escritura e princípios da Escritura. Uma mente que busca a vontade de Deus e a relaciona com todas as dimensões da vida.

Em seu livro “The opening of Christian Mind”, David Gill nos diz que a Mente Cristã é:

TEOLÓGICA- Pois tem o foco em Deus e na Palavra encarnada
HISTÓRICA - Sendo formada pelo passado, vive de forma responsável no presente e segue refletindo sobre o futuro
HUMANITÁRIA- Pois está profundamente comprometida com as condições de vida dos seres humanos (Bem Estar, o Bem Comum).
ÉTICA – Pois é sensível aos padrões morais de Deus
CONFIÁVEL- Porque se compromete em obediência à revelação de Deus como Verdade. 
ESTÉTICA- Pois aprecia o Bom, Belo e Verdadeiro

Eu acrescentaria:

ECOLÓGICA- pois somos responsáveis pelo cuidado de toda Criação, de todo Meio Ambiente, comprometidos com a sustentabilidade

Sermos uma comunidade cristã onde não falta nenhum dom espiritual é uma maravilha, um presente da graça de Deus. Contudo não devemos, com isso, descuidar de sermos uma igreja madura. Uma igreja que, com base no ensino da Escritura Sagrada, aprende a olhar, analisar e atuar de forma madura em cada área de nossa vida. 

Que o Espírito Santo de Deus nos conceda a graça de sua plenitude e se manifeste em nosso meio trazendo, salvação, cura, liberdade e santidade! Que assim seja!

Ziel Machado

ps. Parte deste texto são minhas anotações da aula ministrada por John Stott no período em que estudei no Instituto Londrino de Cristianismo Contemporâneo em 1991.