Palavra Pastoral IMeL Saúde 169

20 de Maio de 2023

O Evangelho muda o nosso sabor

Muitas coisas nos chamam a atenção no ambiente das grandes cidades, a velocidade do trânsito, a diversidade arquitetônica, o volume dos ruídos, o comportamento tão diferente das pessoas. Também existe os lugares pitorescos e acolhedores como os bares. Ali grandes teorias são debatidas, “revoluções são deflagradas", nascem canções, poemas, resolve-se em segundos os problemas da sociedade. Ali os fracassos amorosos, políticos são afogados, na esperança de ressurgir para uma nova etapa.

Enquanto a vida passa, nos bares da vida o povo celebra, a turma se encontra, e a gente se vê refletido no copo, e no reflexo a gente se olha, se olha, se olha e aí silêncio. Olhos fixos na imagem refletida enquanto mente e espírito dialogam, e no meio de tantos risos, discursos e agitação estamos sozinhos, desarmados, frágeis e inseguros. Nestes momentos somos verdadeiros, deixamos de representar os papeis secundários com que diariamente lutamos para assumir o centro do palco neste grande monólogo. No abrir das cortinas, com os olhos fitos na imagem refletida, indagamos: existe significado permanente para vida? Pedimos outra dose, decidimos testar um novo sabor, uma nova experiência, contudo permanece a dúvida, e a insatisfação (fiel companheira). Buscamos pôr algo capaz de alterar profundamente a qualidade de nossas vidas, um encontro significativo que promova uma nova ordem interior, libertando-nos das forças que nos oprimem. O que pode provocar mudança tão radical? Poderia alguém passar pôr esta metamorfose? As respostas para estas perguntas estão em Jesus Cristo e no Evangelho que ele nos anunciou.

Certa ocasião (João 2:1-12), Jesus como convidado em um casamento recebeu de sua mãe um pedido para solucionar uma situação emergencial; o vinho acabara. Passado algum tempo, Jesus pediu aos empregados que enchessem os potes com água, e logo em seguida ordenou que um pouco daquela água fosse levada ao responsável pela festa. Ao provar verificou que estava saboreando um vinho de qualidade infinitamente superior àquele que até então estava sendo distribuído, o que provocou admiração uma vez que o costume daquela sociedade era distribuir primeiro o melhor vinho, depois o de qualidade inferior. Este foi o primeiro milagre de Jesus.

Ainda hoje ele vai ao encontro daqueles que desejam transformar suas vidas, já sem sabor, em vinho de qualidade superior. Para alguns a festa continua, mas já não tem o que ou com que celebrar. Para estas vidas/festas que Jesus quer ser convidado, para que ali ele possa fazer o milagre da transformação. Nos “bares da vida” falta o último copo, o de melhor sabor, aquele oferecido por Jesus. Todos que aceitam o seu convite e forem ao seu encontro receberão dele a verdadeira Vida, a amizade com Deus. Os que insistirem em procurar de bar em bar, perpetuarão um estado de insatisfação e angustiosa procura, disfarçados pôr sorrisos, títulos, aparências que, ao se refletirem no copo, revelarão sua realidade.

O apóstolo Paulo, na carta aos Gálatas, compartilha a profunda transformação que Jesus, e o Evangelho, produziram em sua vida. Ele começa assim o seu testemunho, “Vocês sabem como eu era” (Gl 1.13), e descreve como vivia e a transformação que experimentou. Como nas bodas de Caná, o encontro com Jesus Cristo, mudou por completo a sua vida. O Evangelho da graça de Deus produziu um profundo impacto e mudança em sua vida. Foi como a experiência do melhor vinho. Ao perceber o que se passava com os cristãos da galácia, que estavam deixando o Evangelho trocando por algo diferente, que se fazia passar pelas boas-novas, mas que não eram boas-novas de maneira nenhuma. Ele compartilha o seu testemunho pessoal. Assim como nas bodas em Caná da Galileia, Paulo, no caminho de Damasco, encontrou em Cristo aquilo que seu coração mais precisava. 

Pensando na tua trajetória de vida, que mudanças Jesus Cristo e seu Evangelho tem produzido em tua vida? Será que corremos o risco de voltar as “velhas mesas de bar”, as nossas formas antigas de produzir satisfação, desconsiderando o que Jesus Cristo fez por nós? Como tem se evidenciado em tua vida as transformações produzidas pelo Evangelho de Jesus Cristo? Neste domingo vamos olhar com atenção o testemunho de vida que o apóstolo Paulo nos compartilhou. O Evangelho nunca nos deixa da mesma maneira, ele nos transforma profundamente. O Evangelho muda o nosso sabor!

 Ziel Machado