Palavra Pastoral IMeL Saúde 118

21 de Maio de 2022

Laços de sangue, laços de fé

As palavras e ações deploráveis ​​do presidente Putin contra a Ucrânia surpreenderam e horrorizaram as pessoas em todo o mundo. Isso inclui os ucranianos do Brasil, a terceira maior comunidade de ucranianos fora da antiga União Soviética. Dezenas de milhares de ucranianos imigraram para o Brasil há quase 130 anos, ainda preservando sua rica língua e cultura ucraniana. Profundamente angustiada com a guerra na Ucrânia, a comunidade ucraniana brasileira organizou respostas práticas para ajudar seus irmãos distantes.

Mas não são apenas laços de sangue, mas também laços de fé que trazem uma resposta à tragédia ucraniana. A manifestação de amor e preocupação da comunidade evangélica brasileira aqui e no exterior tem sido significativa. Típico disso são nossos amigos brasileiros, Jorge e Virgínia, que trabalham com a igreja na Romênia há muitos anos. Eles levaram alimentos e suprimentos para a fronteira ucraniana, comprados com fundos doados por suas igrejas romenas e brasileiras, alimentando centenas de refugiados que esperavam em uma fila de 7 km para entrar na Romênia.

No processo de distribuição, um ucraniano chamado Alexei trabalhou com eles. Quando Alexei perguntou de onde ele era, Jorge respondeu “Brasil!” Alexei respondeu: “Uau! Do Brasil? Eu amo o Brasil. Mas por que você está aqui?” Jorge simplesmente respondeu: “Para você!” Os olhos de Alexei se encheram de lágrimas, ele abraçou Jorge e então inesperadamente pediu a Jorge que orasse pela irmã de Alexei, presa em Kiev.

Damos graças a Deus pelo extraordinário alcance, criatividade e serviço amoroso dos cristãos brasileiros servindo intencionalmente ao redor do mundo. Por que não se juntar a nós na reunião de oração na quarta-feira, 25 de maio, enquanto também passamos tempo servindo nosso mundo, nossa nação e nossa comunidade através da intercessão ao nosso amoroso e poderoso Deus.

Steve Griffiths