Palavra Pastoral IMeL Saúde 157

25 de Fevereiro de 2023

Não se deixe levar pela aparência

Neste próximo domingo seguiremos nossa reflexão na carta aos Gálatas. Domingo passado vimos o tipo de risco que as igrejas da região estavam enfrentando. Vimos também a forma como o apóstolo Paulo deixou claro a base de autoridade na qual estavam estabelecidos o seu ensino e o núcleo central do Evangelho. Como Deus em Jesus Cristo cumpriu seu projeto de redenção na história, “pois assim ele havia planejado” (Gl 1.4).

Nossa próxima etapa no estudo será refletir sobre o perigo que representou para a igreja da Galácia a decisão de se afastar depressa do Evangelho de Jesus Cristo, como lhes foi ensinado, e passar a seguir algo que se faz passar pelas boas-novas, mas que segundo o apóstolo Paulo, “não são boas-novas de maneira nenhuma,” (Gl 1.6-7). Nem sempre estamos atentos para o perigo de se deixar levar por algo que parece ser, sem cuidar de avaliar, atentamente, se a identificação é verdadeira ou apenas aparente. Isso foi uma cilada para os gálatas e continua sendo uma cilada em nossos dias. 

Sobre este perigo nos escreveu Thomas Clark Oden (1931- 2016), um teólogo metodista norte-americano, considerado o fundador da paleo-ortodoxia. Foi professor de Teologia e Ética na Drew University, em Nova Jersey.  Ele fez a seguinte afirmação no seu livro: O poder transformador da graça p.26
"O cristianismo protestante, seja em sua vertente liberal ou conservadora, se encontra acordando toda manhã na cama com uma cultura moderna deterioradora, entre lençóis com um reducionismo sexual obsceno, cientificismo desesperançoso, relativismo cultural moralmente sem padrão, e individualismo auto assertivo. Permanecemos estrangeiros residentes do mundo, mas não profundamente no mundo, jantando na mesa da modernidade minguante sem um sussurro da mesa da graça... 

Enquanto alguns cristãos se acomodaram ao espírito da era desprovido de graça, outros parecem saber apenas como arremessar insultos bíblicos em suas idolatrias. A maioria carece de um sentido da história de como o Espírito Santo está operando ativa, quieta e incessantemente para instigar comunidades despertadas pela graça. Cristãos que permanecem ignorantes da história da graça não estão aptos a criar profundas raízes espirituais." 

Que grande perigo quando não entendemos, pelo Evangelho, como o Espírito Santo está agindo, não é mesmo? Que o Senhor Jesus, em sua misericórdia e bondade, siga nos conduzindo por meio de seu Espírito, sua Palavra e sua Igreja.

No próximo domingo iremos meditar em Gálatas 1. 6-10. Deus nos abençoe e até domingo! Se o Senhor permitir! Abraços

Ziel Machado