Palavra Pastoral IMeL Saúde 35

31 de Outubro de 2020

Seria possível escutar a Deus? Isso do “ouvir a Deus”, além de ser o tema da mensagem do culto dessa semana, é um assunto que toca fundo em nosso coração. Uma possível experiência da “ausência” de Deus, quando não conseguimos ouvi-lo, é algo que nos desorienta. Por outro lado, se e quando ouvimos algo, como saber se vem mesmo de Deus ou não?

Na semana em que celebramos a Reforma Protestante, seria bom recordar um dos distintivos desse marco na história da igreja cristã, tão importante para a nossa identidade. É o da “sola Scriptura”, onde a Bíblia tem essa autoridade e suficiência para nos revelar o caráter de Deus e os seus propósitos para toda a criação, inclusive para nós hoje, no tempo e no mundo em que vivemos.

Cremos que Deus nos fala tanto a cada um de nós individualmente, principalmente pela Palavra e pela ação de seu Espírito, como também nos fala comunitariamente, e que essa dimensão do discernimento em comunidade é algo essencial no ouvir ao Senhor hoje.

Ouvimos também a Deus como sinônimo de obediência. Se o ouvimos, é porque o seguimos e somos transformados por ele nessa relação. Mais, nos tornamos assim agentes da reconciliação, porta-vozes e instrumentos para que outros também ouçam, e encontrem nele a vida. Ouvir a Deus é muito bom! Já parou para ouvi-lo hoje?

Livros recomendados

Uma boa maneira de ouvir e de crescer se dá através de boa literatura. Estamos pedindo alguns novos livros para a livraria da igreja. Caso esteja interessado/a em algum deles, entre em contato com secretaria. Será uma boa maneira de preparar-se para um novo ano.

Dois devocionários:
Presente diário (tradicional)
Conhecendo a Deus ao longo do ano – J. I. Packer

Outros recursos:
Formação espiritual (Mundo Cristão)
Adoração perigosa (W4 Editora)
Estudantes da Palavra (ABU editora)
E Deus falou na língua dos homens – uma introdução a Bíblia (Thomas Nelson)
Missão Urbana (Servo de Cristo)

Pílulas missionárias

Notícias dos nossos missionários que fazem parte da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB).

“As oficinas e palestras online têm sido estratégias para fortalecer e dar ferramentas aos jovens que desejam compreender seu chamado e testemunhar de Jesus nas escolas e universidades. Até dezembro serão várias oportunidades.
Na próxima semana haverá uma oficina com o tema ‘Percebendo as necessidades ao meu redor’ (05/11) e no fim de semana o ‘Encontro de Pesquisadores Cristãos’ (06 e 07/11) em que vários convidados conversarão sobre a relação da ciência e da fé. Mais informações na página da ABUB: http://abub.org.br/compartilhe/eventos. Ajudem a divulgar, participem e principalmente pedimos que orem pelas programações dos próximos meses e que seja uma bênção na vida dos participantes.”

Uma oração

No dia da Reforma, pode ser um exercício interessante orar junto com um outro irmão, que vem de outra tradição, Inácio de Loyola.

“Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo.
De vós recebi; a vós, Senhor o restituo. Tudo é vosso; disponde de tudo inteiramente, segundo a vossa vontade. Dai-me o vosso amor e graça, que esta me basta.”

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde