Palavra Pastoral IMeL Saúde 191

21 de Outubro de 2023

Orando em meio ao caos

Enquanto você lê esta mensagem, muitas pessoas estão imersas em profundo caos. Algumas expressões deste caos estão sendo televisionados, devido ao critério de importância histórica que alcançaram por sua capacidade de causar dano a muitos. Outros, também imersos no caos, estão sozinhos em seu desespero, seja em um cômodo escuro, seja buscando a companhia de substâncias que destroem sua saúde e a capacidade de pensar, buscando uma fuga da realidade que lhes oprimem. Que podemos fazer, como cristãos, nesta situação? Devemos nos lembrar de que somos um povo escolhido, um reino de sacerdotes (1Pedro 2.9), um povo que apresenta diante do Senhor a situação do mundo no qual estamos inseridos, e que apresentam a este povo, o caráter santo de nosso Deus, àquele que é Santo, Santo, Santo.  A oração é o nosso ministério central em situações assim. Apesar de estarmos longe, podemos, pela oração levar a cada pessoa diante do trono de graça.

Jesus nos ensinou a orar dizendo: 
Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.  Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.   Mateus 6:9-13

A oração do Pai Nosso, em suas 6 petições, reúne toda a nossa vida, cada dimensão de nossa existência. 

a)    Somos criaturas físicas- por isso pedimos pelo pão
b)    Somos criaturas relacionais – por isso pedimos o perdão
c)    Somos seres espirituais – por isso santificamos o nome de Deus
Esta oração inclui todas as dimensões de nossa existência
a)    Passado – por isso pedimos o perdão
b)    Presente – por isso suplicamos pelo sustento
c)    Futuro – por isso oramos por orientação e proteção

Há algo muito importante nesta oração que nos ajuda a refletir sobre nossa forma de orar. Normalmente, quando oramos, os primeiros pronomes com os quais nos ocupamos são: meu, minhas, nossos. Na oração do Pai Nosso o Senhor Jesus nos indica uma outra forma de organizar a nossa súplica. Ele nos dá um outro marco de referência, dentro do qual, devemos incluir os pronomes relacionados as nossas necessidades e desejos. O Senhor Jesus nos ensina a considerar outros pronomes na oração, ele diz que os pronomes com os quais devemos começar a orar são:
a)    Santificado seja o teu nome 
b)    Venha o teu Reino
c)    Seja feita a tua vontade
Ou seja, antes do nosso e nossas, ele nos orienta a orar preocupado com o: teu; teu; tua. Esta forma de organizar o fluxo da oração coloca nossa oração na perspectiva correta.
Nossas orações são quase sempre muito centradas em nossas necessidades, nossas cargas. E sim, elas serão levadas em conta! Mas devemos colocar, cada uma de nossas necessidades na perspectiva correta. Num mundo imerso no caos, precisamos de um povo que se apresente diante de Deus suplicando para que no meio deste mundo caótico seja: santificado o Nome do Senhor; que o teu Reino venha e que Sua vontade seja feita nesta terra, da mesma forma que é feita no céu! 
Nos unamos em oração por este mundo em caos, e sejamos a manifestação do caráter santo de Deus no meio desta história conturbada.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

Que o Senhor ouça nossas súplicas!
Um forte abraço

 Ziel Machado