Palavra Pastoral IMeL Saúde 70

3 de Julho de 2021

Vivemos em uma sociedade em que a Bíblia é citada com certa frequência. Ela aparece em canções, nas bocas de figuras públicas, ou ainda dispostas estrategicamente para que apareçam nas lentes das câmeras. Por isso cabe a pergunta sobre se de fato ela molda a nossa identidade ou não. Como a Bíblia deveria ser lida, com que propósito, e o que convém esperar desse nosso engajamento com a Palavra de Deus?

Antes, como ela não deveria ser lida. Ela não é um amuleto. Não se trata de um objeto com poder mágico para nos proteger ou nos favorecer pela sua simples presença ou menção. Ela também não é uma loja de conveniência, aonde vou e escolho o que preciso ou o que mais me convém. Ela não é algo que está ali para reforçar, com ares de autoridade, algo que na verdade seria minha opinião pessoal, construída e consolidada antes de abrir a Bíblia, sendo que ao livro me refiro ou o uso apenas para corroborar minhas preferências prévias, em qualquer área da vida.

Lemos a Palavra em primeiro lugar para ouvir a Deus, para encontrar-nos com ele. Nesse encontro amoroso, conhecemos o seu coração e o seu caráter, o próprio Deus encarnado em Cristo. É por vezes uma aventura surpreendente, um encontro na Palavra que nos confronta, que levanta perguntas em que é preciso tempo para refletir, revisar, reconsiderar. A Bíblia nos transforma, nos reorienta, não saímos desse encontro os mesmos de antes. Assim, nesse encontro pessoal, no poder do Espírito Santo e em comunidade, ela carrega esse poder para nos salvar, para nos impulsionar para que também compartilhemos essa vida com muitos. Já abriu sua Bíblia hoje?

Para meditar

Deixaremos com vocês alguns trechos da Bíblia, para que meditem nessa semana sobre o poder da Palavra de Deus.

“O SENHOR falou, e os céus foram criados;
pelo sopro de sua boca as estrelas nasceram".

Salmo 33:6
"Acaso minha palavra não arde como fogo?”,
diz o Senhor.
“Não é como martelo
que despedaça a rocha?"

Jeremias 23:29
"...minha palavra:
eu a envio, e ela sempre produz frutos.
Ela fará o que desejo
e prosperará aonde quer que eu a enviar.”

Isaías 55:11
“... a mensagem está bem perto; está em seus lábios e em seu coração, para que possam obedecer.”
Deuteronômio 30:14

Fiquem todos na paz de Deus,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde