Palavra Pastoral IMeL Saúde 93

27 de Novembro de 2021

A descida do monte moldando a nossa conduta

Lembrando o relato bíblico do Antigo Testamento, em que Moisés subiu ao monte Sinai para receber os 10 mandamentos, em primeiro lugar temos o momento de ascensão, a subida ao monte onde ocorre o encontro com Deus e a revelação dos mandamentos (Êxodo 24).  Em seguida, vemos a descida do monte (Êxodo 32) onde Moisés, com as tábuas da lei em mãos, se encontra com o povo e começa o processo de compartilhar a experiência que ele teve com Deus no monte Sinai.  Miroslav Volf nos ensina que o retorno, ou a descida do monte, deve ser criativa, no sentido que o nosso encontro com o Deus, Pai, deve nos levar a sermos criativos em refletir este momento do encontro de forma a trazer transformação para o nosso ambiente de trabalho, escola, família e sociedade.  O verdadeiro encontro com Deus nos chama à transformação como indivíduos que deve se refletir em transformação das áreas em que podemos ter influência. 

Neste mês de novembro tivemos algumas datas especiais. O dia dos finados lembrando dos entes queridos que partiram, seguido dos feriados da Proclamação da República, Dia da Bandeira e da Consciência Negra.  Ao terminar este mês, que possamos refletir em como o nosso encontro com Deus deve nos levar a sermos criativos em influenciar e transformar as nossas famílias e amigos, o nosso ambiente de trabalho, e a nação, reconhecendo que vivemos em meio a uma diversidade racial, cultural e religiosa. 

“Além de aplicar uma fé entendida de modo autêntico a várias esferas da vida, precisamos de pessoas com formação adequada que resistam a formas opressoras de asseverar a fé.  Para os cristãos, a fé produz efeitos devastadores quando se deteriora e se torna uma mera cultura pessoal ou um recurso cultural de pessoas cuja vida se guia por qualquer outra coisa exceto essa fé”.
Miroslav Volf, Uma Fé Pública

Daniel Nakano