Palavra Pastoral IMeL Saúde 153

28 de Janeiro de 2023

Uma perspectiva na história

Nesse domingo, seguiremos meditando no profeta Jeremias, refletindo juntos sobre a importância de olhar para o passado, olhar para o caráter de Deus e olhar para o futuro. Eu gostaria de reforçar nessa pastoral a importância de que sempre devemos buscar dar um passo atrás para poder ganhar perspectiva e buscar melhorar o nosso discernimento acerca da vida e da história.

Creio que ao pausar e buscar olhar tudo com mais perspectiva, poderíamos evitar ser levados pelas paixões do momento que podem turvar a nossa visão. Claro que a disciplina da história nos ajuda muito aqui, e por isso os livros, os documentários, a memória, nos ajudem tanto. Claro, reconheço que há dificuldades, há versões da história, e isso às vezes nos confunde. Lembro como nossas filhas, ao estudarem no Uruguai, tinham e talvez ainda têm perspectivas sobre a história do Uruguai e do Brasil que são bem diferentes das que suas primas têm, apenas porque elas por sua vez leram e ouviram uma outra história nas escolas aqui no Brasil. Ou ainda recordo como decidimos, em uma visita ao Paraguai, comprar alguns livros que contavam a história da Guerra do Paraguai de uma maneira bem distinta daquela que é contada por aqui. 

Isso quer dizer que cada um tem sua verdade e nos resignamos com isso? Não, apenas indica que devemos ser cuidadosos, com um olhar de suspeita para qualquer narrativa que busque ser absoluta, cheia de vilões e mocinhos, sendo que claro, sempre estamos do lado dos mocinhos! A realidade, a vida, a história, costumam ser mais complexas. Por isso precisamos de humildade, da comunidade, do Espírito Santo, do contínuo aprendizado na vida. Que a palavra do Senhor nos ajude, que nos ajudemos uns aos outros e que assim a igreja dê um melhor testemunho no mundo hoje.

Ricardo Borges