Palavra Pastoral IMeL Saúde 182

19 de Agosto de 2023

Aprendendo com a história a separar o transitório do permanente

A carta aos Gálatas nos mostra o impacto que ideias podem ter em uma comunidade cristã. Algo sutil e perigoso para a unidade da igreja, foi identificado pelo apóstolo como um sério risco de desvio da fé evangélica, aquela que ele havia apresentado a comunidade cristã da Galácia no início de sua existência. Foi necessário que o apóstolo trouxesse a memória daquela comunidade a essência do Evangelho que eles haviam recebido e crido. 

Este esforço de trazer a memória é algo fundamental para nossa vida cristã, tanto para indivíduos como para as comunidades. Desconsiderar a história é um sério risco para o testemunho cristão. Nos próximos parágrafos, apresento a vocês, como citação, as observações do historiador cristão Dr. Bruce Shelley, registradas em sua obra “História do Cristianismo”, ed. Thomas Nelson. Ele afirma:

“Muitos cristãos, hoje em dia, sofrem de amnésia histórica. O período entre os apóstolos e os dias atuais se transformou numa grande lacuna. Não é isso o que Deus tinha em mente. Quando estabeleceu a Páscoa para os filhos de Israel, disse: “Nesse dia cada um dirá a seu filho (...) Isto será como sinal (...) de que o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa”. (Ex 13.8,16). E quando proveu o maná no deserto, recomendou a Moisés que guardasse um vaso dele para as “futuras gerações” (Ex 16.33).

Como consequência de nossa ignorância acerca da história cristã, encontramos crentes vulneráveis aos apelos de cultistas. Algumas distorções do cristianismo são muitas vezes tomadas como verdadeiras. Ao mesmo tempo, outros cristãos revelam uma estarrecedora capacidade de orgulho espiritual. Sem uma base de comparação adequada, avançam para a defesa de sua conduta como sendo a melhor- e de seu grupo superior. Por fim, muitos cristãos envolvem-se em algum tipo de ministério sem o benefício de um contexto mais amplo para seu trabalho. Quando desejam fazer o melhor uso de seu tempo ou de seus esforços, não dispõem de base para uma avaliação adequada. 

“... o povo de Deus na história vive numa tensão entre um ideal – a comunhão universal dos santos- e o específico- um povo particular num tempo e espaço definidos. A missão da igreja ao longo do tempo necessita de instituições: regras especiais, líderes especiais, lugares especiais. Mas quando as próprias instituições obstruem a divulgação do evangelho em vez de fazê-lo avançar, surgem movimentos de renovação para que se retome a missão básica da igreja no mundo”.

Considerando estas importantes observações quero propor a vocês as seguintes questões: como está o teu conhecimento sobre a história da Igreja? Você já considerou a possibilidade de ler um bom livro de História da Igreja? De que maneira o conhecimento da história da igreja nos ajudaria a termos um testemunho cristão fiel ao Evangelho e pertinente a nosso momento histórico?

Deixo aqui algumas sugestões de boas obras sobre história da igreja, que podem nos ajudar no amadurecimento de nosso testemunho cristão;

1) Histórias do Cristianismo- Bruce Shelley e. Thomas Nelson

2) Conhecendo os Pais da Igreja- Bryan Litfin,  ed.Vida Nova

3) Vozes femininas no Início do Cristianismo- Rute Salviano Almeida Ed. Ultimato

4) Vozes femininas no início do protestantismo brasileiro- Rute Salviano Almeida, ed. Hagnos

5) Uma breve história das doutrinas cristãs- Justo Gonzáles, ed. Hagnos

6) As origens da Adoração Cristã- Larry Hurtado, ed. Vida Nova

7) Cristianismo na América Latina- Ondina & Justo Gonzales, ed. Vida Nova

8) História Global do Cristianismo- Pablo Deiros, ed. Vida

Um forte abraço e boa leitura!

 Ziel Machado