Palavra Pastoral IMeL Saúde 126

9 de Julho de 2022

Paz em um mundo violento

Ouvimos tristes a notícia do assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Nesse domingo, aproveitaremos a visita de nosso missionário no Japão, Carlos Seiji Kavano, para orar pelo país e pela obra missionária da igreja de Cristo nesse país querido. Seiji também nos trará uma reflexão sobre o sofrimento. 

Quando enfrentamos lutas e dificuldades, no Brasil e no mundo, muitas vezes causadas pela maneira violenta, em palavras e ações, com que lidamos com nossas diferenças, o que podemos fazer? Cremos que nossa fé deve fazer com que nossa atitude seja diferente, e aqui sugerimos uma possível rota de paz e justiça para a igreja de Cristo em um mundo violento.

Precisamos resgatar um caminho que passa pelo ouvir o outro, perguntar, buscar entender melhor as posições e as motivações dos que creem e pensam diferente de nós. Claro que muitas vezes seguiremos pensando diferente, mas daí resgatar a importância da discordância respeitosa, do diálogo honesto, da persuasão, do buscar convencer e apontar para um possível caminho melhor, que por vezes vai além de nossas preferências políticas do momento, ou dos projetos que mais nos empolgam em cada época. Reconhecer que eles são limitados. Em lugar da arrogância, a humildade; em lugar das certezas presunçosas, o discernimento do Espírito que nos vem através da Palavra e da vida comunitária; em lugar da imposição, o diálogo, a persuasão, um trabalho contínuo, que põe nossa esperança no lugar certo, no Reino, em Cristo. Quem sabe assim a igreja possa dar um melhor testemunho não só em período de eleições, mas em todo o tempo. Abandonemos as palavras e ações violentas e abracemos a justiça e a paz do Nazareno.

Ricardo Borges