Palavra Pastoral IMeL Saúde 196

25 de Novembro de 2023

No que está baseado a tua confiança?

Gálatas 3.1-9

O Dr. N.T. Wright, em seu comentário sobre o livro de Gálatas, relata a seguinte história, com uma breve reflexão. Vamos a elas.

“Uma história célebre nos fala de Charles Blondin (1824-1897), o acrobata que atravessou várias vezes as cataratas do Niágara em uma corda esticada. Ele era tão confiante que fazia o percurso para frente e para trás enquanto executava várias outras proezas, como, por exemplo, sentar-se em um banquinho e comer alguma coisa. Mas a façanha mais famosa de todas foi convidar um voluntário para ser carregado em suas costas enquanto atravessava.  Em uma atitude de suprema confiança física em uma pessoa, um homem- um corajoso ou talvez um tolo- aceitou o desafio e foi carregado nos ombros do acrobata.

Imaginemos que, no meio do caminho, o homem tivesse dito a Blondin: “Olhe aqui, está tudo bem, mas realmente não confio mais em você. Acho melhor você deixar que eu continue sozinho”. Podemos bem pensar na resposta incisiva que ele teria recebido, não somente do acrobata, mas também de sua família ou das pessoas que os observavam: “será que você perdeu a razão?”

Essa é exatamente a reação de Paulo ao ouvir que os amados gálatas estavam pensando em ser circuncidados. Quem os havia enfeitiçado? Será que eles tinham perdido a razão? Por duas vezes, ele os chama de insensatos; parece que eles perderam a capacidade de pensar corretamente. Após terem começado a jornada no Espírito, como poderiam continuar na carne? Tendo começado na fé, como imaginar que poderiam continuar pelas obras da lei judaica, a Torá?”

A preocupação do apóstolo Paulo, em relação aos cristãos da Galácia, era saber se eles seriam parte da família do Messias, por meio da morte e ressurreição de Jesus, ou parte da família física de Israel por meio da circuncisão. Os gálatas, que haviam iniciado o seu caminho com Jesus Cristo, com base na fé naquilo que foi realizado por Jesus através de sua morte e ressurreição, estavam, de forma rápida, mudando a sua fonte confiança, passando crer que sua relação com Deus poderia ser estabelecida com base no mérito da lei. Jesus Cristo estava sendo removido do centro da vida deles. Ao dar ouvidos a um falso evangelho estavam aderindo a ideia de que a relação com Deus era resultado do esforço próprio. Paulo lhes adverte que pensar desta forma era perder o juízo, pois não é possível completar por esforço próprio àquilo que foi iniciado por Deus. O que se inicia pela fé, se mantém pela fé! 

Como os cristãos da Galácia, todas as vezes que retiramos Jesus Cristo do centro de nossas vidas afetamos todas as nossas relações, seja com Deus, seja com o próximo, seja conosco mesmo. Manter Jesus Cristo no centro de nossas vidas não pode ser uma questão retórica, que se limite a saber o que dizer, ou a dizer a frase certa. Precisamos assumir um outro estilo de vida, uma vida que seja fruto desta transformação produzida pelo Espírito Santo expressa da seguinte forma pelo apóstolo Paulo:

“Explico o que aconteceu comigo: tentei guardar regras e me esforçar para agradar a Deus, mas isso não funcionou. Então, desisti de ser um “homem da lei” para me tornar um “homem de Deus”. A vida de Cristo me mostrou como fazer isso e me deu capacidade de viver assim. Eu me identifico totalmente com ele. De fato, fui crucificado com Cristo. Meu ego não ocupa mais o primeiro lugar. Pouco me importa parecer justo ou ter um bom conceito entre vocês; não estou mais tentando impressionar Deus. Agora Cristo vive em mim. A vida que eu vivo não é minha, mas é vivida pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. E eu não volto mais atrás. (Gálatas 219-20)”

Deixo com vocês algumas perguntas para refletir:

1. O que é mais importante na base de tua relação com Deus?

2. O que, a vida com Jesus Cristo, te fez desistir?

3. De que forma, o senhorio de Jesus Cristo, afetou tudo aquilo que, pela fé nEle, você abriu mão? 

4. A quem, ou ao que, você ainda está pressionando, ou tentado, a impressionar? 

5. Você é capaz de afirmar de que o Ego já não tem o primeiro lugar em tua vida? De que forma isso se evidencia?

6. Você está conseguindo lidar com as renúncias em tua vida, sendo capacitado pelo Espírito Santo para viver a vida de Cristo?

Ziel J.O. Machado