Palavra Pastoral IMeL Saúde 69

26 de Junho de 2021

Como podemos entender e lidar com os desafios do mundo em que vivemos? Ou, refazendo a pergunta de uma maneira importante: como podemos biblicamente compreender e enfrentar esses problemas? Sabemos que usar o nome de Deus ou uma linguagem religiosa está longe de ser suficiente. Na verdade, a Palavra de Deus precisa ser meditada e estudada, com a ajuda do Espírito na comunidade, de forma a nos levar a esse encontro pessoal e poderoso com o Deus das Escrituras. Desse encontro jamais saímos os mesmos, mas sempre transformados.

Temos infelizmente visto como muitos que se dizem pessoas de fé, piedosas, que supostamente servem ao Senhor, na verdade sucumbem a discursos de ódio àqueles que identificam como diferentes. Para a igreja, isso é uma tragédia. Sempre que na história pensamos que estávamos em algum tipo de cruzada, onde os cavaleiros “do bem” éramos nós mesmos e os demais eram os inimigos a serem esmagados, a vida e o testemunho da igreja sofreram danos que tardaram muito tempo para serem reparados.

Precisamos abrir espaço para que a Palavra de Deus de fato nos transforme, em nosso coração, em nossas motivações e atitudes, em nossas lentes para saber ler bem a realidade ao nosso redor. Chega de tanto mau uso do nome de Deus e da fé na boca dos que defendem interesses escusos, mesquinhos, de indiferença e morte. Falam de Deus, mas transbordam ódio e violência. O juízo de Deus virá, não tenham dúvida. Quando esse chegar, que nos encontre confiados tão somente naquilo que nos pode salvar: a graça, a misericórdia, e a cruz de Cristo. Nada mais.

Para meditar

Nessa semana em que tantos falaram de outro Lázaro, leia e medite na história da ressurreição de Lázaro, amigo de Jesus (João 11:1-44). Medite também nessas palavras sobre esse episódio: 

"Jesus também leva o mal a sério. Naquele momento Jesus viu não apenas o fim físico da vida de um amigo, mas toda a realidade do sofrimento humano, a longa noite que todos nós devemos suportar neste mundo perdido e quebrado. E ele odiou isso. Ele odiava a Morte – o poder do pecado e das trevas no mundo, o poder de toda grande e pequena traição, o poder do abuso, apatia, ódio, violência, genocídio e injustiça.”
Tish Harisson Warren

No Senhor, nossa esperança,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde