Palavra Pastoral IMeL Saúde 206

10 de Fevereiro de 2024

O que é Lei?

Seguindo em nossa reflexão sobre a Promessa e a Lei na carta aos Gálatas, vamos hoje meditar sobre o significado da lei. Estamos usando como material básico para esta reflexão o texto do Dr. Mauro Meister (Lei e Graça, ed. Cultura Cristã). Fiz uma adaptação no texto original para podermos usar nesta pastoral. O texto a seguir é um condensado das páginas 19 a 23, onde ele responder a pergunta: o que é a lei?

 

“O substantivo torah , na língua hebraica, é o termo mais usado no Antigo Testamento para falar da lei. Seu sentido mais amplo é “instrução”. É usado mais de 220 vezes referindo-se às vezes diversas formas da lei, quer de Deus ou leis das nações. Outros substantivos também são usados para falar da lei e traduzidos como mandamentos, ordenanças, testemunhos, estatutos, preceitos e palavra. São diferentes termos na língua hebraica que revelam diferentes nuanças da lei.

 

Em geral, lei significa “preceitos emanado da autoridade soberana...regra ou norma de vida”. A lei de Deus são os preceitos emanados de Deus, regras ou normas de vida estabelecidas pelo soberano criador. Em alguns textos encontramos alguns desses termos juntos em uma só sentença, como em Gênesis 26:5 “...”Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.”

 

Em certo sentido, mandamentos, preceitos, estatutos e leis referem-se ao conjunto das ordenanças emanadas de Deus. Até este ponto na história da revelação (tempo de Isaque), não temos ainda alguma coisa que podemos chamar de Escritura. Assim mesmo, a consciência da lei de Deus já estava presente entre os seus filhos. 

 

A lei (Torah) normalmente refere-se ao ensino ou instrução. A Torah significa mais do que simplesmente uma afirmação ou ordem de Deus sobre um determinado assunto. A Torah é a forma de Deus instruir o seu povo, tanto o Israel do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento; também representa a forma como um pai ensina um filho a viver no temor do Senhor. Embora a palavra Torah não apareça uma vez sequer em Deuteronômio 6, este capítulo é o que representa a essência da torah: “Deus é único, ame-o com tudo o que você é e proclame sua fé aos seus filhos, sua casa e sua comunidade (cf. Mt 22:36-38; Mc 12: 29-30). Essa conduta é o mesmo que “andar na lei” (Sl 78:10) e guardar a aliança com Deus. Segundo Provérbios 3, lembrar-se da torah e guardar os mandamentos do Senhor são o segredo para uma vida longa, cheia de shalom (paz). O salmo 119 apresenta praticamente todos esses termos espalhados em suas 22 estrofes exaltando o valor da Lei de Deus (somente neste salmo o substantivo Torah aparece 25 vezes). 

 

Estas leis registradas foram dadas no processo da revelação de Deus, que é uma revelação histórica e progressiva. Por isso, ao identificar as leis que encontramos em nossa Bíblia, devemos levar em consideração vários dos seus aspectos, como o ambiente no qual elas foram trazidas ao povo, os motivos que levaram Deus a declarar a lei desta ou daquela forma e assim compreender, não só a lei, mas também o seu “espírito” (para que, como, quando foi usada e qual a essência de seu ensinamento). 

 

A lei de Deus foi dada num contexto histórico específico, com um povo vivendo situações que lhe eram peculiares, em uma cultura específica, com costumes sociais definidos, vivendo em meio a muitas outras sociedades que também tinham suas próprias leis (leis sumérias, babilônicas, hititas e egípcias). Nossa leitura da lei tem de estar atenta a cada um destes aspectos buscando definir, de acordo com a própria Escritura, quais destas leis são aplicáveis, como e quando podemos e devemos fazê-lo.  Se não compreendermos isto, corremos o risco de interpretar mal as leis de Deus que se associam a condições específicas”.

 

Continua na próxima pastoral ......

 

Um forte abraço

 

 Ziel Machado