Palavra Pastoral IMeL Saúde 136

17 de Setembro de 2022

Permanecer em Jesus

Neste próximo domingo vamos refletir no capítulo 15 do Evangelho de João.

Enquanto eu meditava nesta passagem me lembrei de um fato  ocorrido aqui na igreja, muitos anos atrás. Eu estava trabalhando em uma das salas da igreja, quando, pela janela, observei uma obachan podando algumas plantas de nosso jardim. Vi que diante de uma plantinha ela parou por mais tempo e a olhava atentamente. O tempo gasto na observação daquela planta foi maior do que o tempo gasto nas outras. Aquela demora despertou a minha curiosidade, desci ao seu encontro para pergunta a razão daquela demora. Me aproximei e disse que a estava observando, que havia notado uma demora maior diante daquela planta, e que isso me  havia despertado a curiosidade. Ela me olhou, deu um sorriso típico das obachantachi, em seguida me disse: “é necessário observar bem para ver em que direção a poda vai ajudar a plantinha crescer. Não se pode cortar em qualquer lugar!” Agradeci e retornei ao trabalho meditando no que havia acabado de escutar. 

Em João 15 Jesus usa uma metáfora da videira para mostrar a importância de permanecer nEle. Esta permanência assegura a qualidade de nossa vida cristã. Aprofundando a metáfora, Jesus nos diz que, como agricultor cuidadoso, ele poda para que possamos dar mais frutos e retira os galhos secos, que estando desconectados do tronco, se tornam infrutíferos. Nestas conversas finais de Jesus os discípulos aprenderam que a vitalidade de suas vidas estava relacionada a qualidade do vínculo de permanência em Jesus. Quão conscientes estamos das podas que o Senhor tem feito em nossas vidas? Podemos nos lembrar de alguma experiência na qual, num primeiro momento parecia algo desagradável mas que, depois de um tempo, resultou em algo produtivo e frutífero? Como você descreveria a qualidade de sua vida cristã neste momento: frutífera ou seca?

O autor José Antonio Pagola afirma que:
“As palavras de Jesus não podem ser mais claras e expressivas: Como o ramo não pode dar frutos por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vós, se não permaneceis em mim”. Se eles não se mantiverem firmes no que aprenderam e viveram juntos dele, sua vida será estéril. Se não vivem de seu Espírito, o que foi iniciado por Ele se extinguirá. Jesus usa uma linguagem contundente: “Eu sou a videira e vós sois os ramos”. Nos discípulos há de correr a seiva que provém de Jesus. Isto eles não devem esquecer nunca. “Quem permanece em mim e eu nele, esse dá fruto, porque sem mim nada podeis fazer”. Separados de Jesus, nós seus discípulos não podemos nada”.

Te convido a olhar com atenção uma plantinha e tentar discernir em que direção ela deseja crescer. Convido-te a olhar com atenção tua experiência de vida cristã e tentar identificar as podas produzidas pelo Senhor. Lembre-se, sem Ele, nada podemos fazer!

 Ziel Machado