Palavra Pastoral IMeL Saúde 68

19 de Junho de 2021

Nessa semana celebrou-se os 113 anos da imigração japonesa ao Brasil. Muitos dos antepassados de boa parte de nossa comunidade fizeram essa longa viagem para enraizar-se aqui no Brasil. Nesse processo, atravessaram muitas fronteiras. Nem sempre é fácil adaptar-se a uma nova situação. Mas sim podemos dizer que em meio às lutas, na peregrinação, há sempre a oportunidade para aprender, para crescer, para ficar mais fortes. 

Desde o começo da pandemia temos enfrentado essa que parece ser uma bem longa travessia. Nem mesmo podemos falar de um retorno à normalidade. Para muitos, essa volta será marcada pelas ausências, pelas saudades. Para muitos, as consequências de uma longa recuperação da saúde ou a reconstrução econômica. Não foi fácil. Não será fácil. Ainda teremos um ano bem difícil pela frente, onde muitos tentarão instrumentalizar a fé nos debates políticos. Vigiar o nosso coração parece ainda mais importante do que antes.

Talvez devamos valorizar mais as lições que recebemos dos imigrantes. Essas da resiliência, da perseverança, da capacidade de adaptar-se ao mesmo tempo em que se busca atesourar e preservar o que é precioso em nossa identidade. Os cristãos também são assim, ou deveriam ser. Aprendendo com o que passamos durante a pandemia. Assim, olhamos para o futuro com humildade – reconhecendo os erros, e aprendendo deles – e com esperança – confiando que o Senhor nos ajudará. Essa fronteira da pandemia será logo atravessada. Que estejamos preparados, na força e na graça de Deus, para qualquer novo desafio adiante. Ou para um tempo de descanso e de paz, que ninguém é de ferro. Nas próximas lutas, ou no merecido refrigério, sempre com o Senhor ao nosso lado.

Uma oração

Nessa semana, oremos para que o Espírito Santo nos fale, mesmo no silêncio, e que nos guarde do autoengano:

Vem, Espírito Santo, e fala sempre ao meu coração.
Porém, se te agradar ficar em silêncio, que este teu silêncio fale comigo.
Pois, sem ti, estou sempre em perigo de seguir os meus enganos e confundi-los com os teus ensinamentos.

Bernardo de Claraval

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde