Palavra Pastoral IMeL Saúde 49

6 de Fevereiro de 2021

“Diga-me com quem andas...” é o começo de um ditado bem conhecido. Claro que nos revela algo importante para o qual precisamos estar atentos nessa época de mais distanciamento: saber manter os vínculos com as pessoas que nos ajudam a manter a sanidade emocional e espiritual tão necessária. Mas também queremos sugerir uma outra versão do ditado: “Diga-me o que vês...”, ou ainda “diga-me o que compartilhas...”.

Hoje, mais do que nunca, precisamos de ações coletivas para sair logo dessa pandemia. Conhecer a fonte das informações, discernir e checar, cuidar para não espalhar algo que desinforma e que causa riscos às pessoas. Compartilhamos abaixo alguns dados citados por Pablo Ortellado. Em um estudo da Universidade Federal do Espírito Santo, encontrou-se que 98% dos vídeos recomendados pelo YouTube sobre tratamento precoce eram desinformativos.

Um problema adicional? Mesmo entre os médicos, a coisa anda feia. A Associação Médica Brasileira revelou que 35% dos médicos no país consideram eficaz a cloroquina e 41% consideram eficaz a ivermectina. O perigo? Confiar em algo que, em um amplo consenso mundial, não nos protegerá, e ainda politizar essas “escolhas”, como se fosse um tema de preferências políticas e não de saúde pública.

Últimos números de hoje: 86% da população brasileira confia na vacina, de acordo com outro estudo. Apesar de estarmos melhores nesse ponto que muitos outros países, chama-nos a atenção que ainda 14% da população não queira tomá-la. Façamos um esforço aqui entre nós. Fale com teu familiar, vizinho ou amiga que ainda desconfia da vacinação. Pode não ser fácil, mas quando todos agimos coletivamente, com paciência e perseverança, crescerão as chances de sairmos logo dessa situação. Saudades de aglomerar no templo, não é mesmo?
 

Voluntários para o Abcdeus

Uma excelente oportunidade para contribuir em um ministério na comunidade. O Abcdeus (para crianças de 7 a 12 anos) está precisando de professores e auxiliares. Se você deseja conhecer esse trabalho precioso e participar de uma experiência intensa, divertida e amorosa, entre em contato com a Yuka pelo WhatsApp +5511999263336.
 

Uma oração

Os “pais do deserto” foram cristãos que viveram nos desertos do Egito nos séculos III e IV. Nessa semana, ore seguindo as palavras de um deles, conhecido como abade Tiago, pedindo que a luz da obediência reverente a Deus nos guie em caminhos difíceis.

”Tal como uma lâmpada ilumina, num meio escuro, assim o temor de Deus, quando penetra no coração do homem, o ilumina e lhe ensina todas as virtudes e todos os mandamentos de Deus.”

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde